Madeira

CMF lança roteiro ambiental do Parque Ecológico do Funchal

None

A Câmara Municipal do Funchal (CMF), no âmbito da Semana do Ambiente, procedeu hoje, dia 6 de Junho, ao lançamento do 'Roteiro do Parque Ecológico do Funchal (PECOF)'.

Segundo a autarquia, trata-se de "um livro, em formato de bolso, no qual as pessoas dispõem de toda a informação, de uma forma simplificada, sobre o que podem ver no parque", nomeadamente: a flora (com o registo de 214 espécies, 54 das quais endémicos da Madeira), a fauna, os pontos de interesse, o viveiro de plantas, imagens do património edificado, bem como diversas actividades desportivas e de lazer.

"Actualmente o parque tem uma área aproximada de 8km quadrados, um local privilegiado, onde os visitantes podem também usufruir ainda dos parques de merendas, itinerários pedestres, alojamento turístico (Moutain Eco Shelters) e de um bar denominado Barracão", destaca o executivo municipal, salientando que este guia dá a conhecer "toda a história, características e valências deste importante espaço natural e de protecção ambiental, com gestão do município do Funchal que remonta ao ano de 1918 quando a autarquia adquiriu uma extensa área de terreno nas zonas montanhosas do concelho, conhecida por Montado do Barreiro".

"A Câmara Municipal do Funchal está empenhada em desenvolver no Parque Ecológico do Funchal duas importantes vertentes: o ambiente e o turismo", reforça a nota de imprensa, citando a vice-presidente da autarquia.

“Não basta um destino para ver verde. O perfil do turista actual é procurar e ser envolvido em experiências concretas no local onde está a passar as suas férias. Esta é uma modernização da procura que hoje existe e um factor distintivo entre procurar a Madeira ou procurar um outro destino alternativo. E temos aqui mais um ponto de atractividade que queremos potenciar”, defendeu Cristina Pedra na apresentação do roteiro.

Refira-se que o guia estará também acessível em QR code, sendo ainda disponibilizado no site do município em versão inglês.