Artigos

Acautelando o futuro

É sabido que a produção de electricidade na Região é maioritariamente de origem térmica recorrendo à importação de combustíveis fósseis. Apesar do esforço que, nos últimos anos, se fez nas energias limpas.

A ampliação do aproveitamento hidroeléctrico da Calheta potencia o aumento substancial de eólica e hídrica que nos levará a patamares nunca dantes chegados de penetração de renováveis no total da produção. Tornando-nos cada vez menos dependentes do exterior e menos sujeitos a crises particularmente as que, fruto da guerra insana, já estão a suceder com o petróleo.

E acautela a imprevisibilidade das alterações climáticas e provável influência na variabilidade dos recursos hídricos tendo em atenção o efeito que poderão provocar na redução de energia com esta origem a médio e longo prazo.

Realce ainda para o aparecimento de uma reserva de um milhão de metros cúbicos de água. Com utilidades diversas para além da principal, desde reservatório para consumo e rega em situações emergentes de falta ou para ajuda no combate aos fogos florestais caso necessário.

Tornamo-nos assim mais independentes no sector energético, menos sujeitos ao mercado exterior, cuidando preventivamente das situações imprevistas e as que virão com as alterações climáticas, tomando as preocupações ambientais a sério, perspectivando o amanhã.

Quanto ao concelho da Calheta, para além de referência como destino turístico com oferta serra/mar de elevada qualidade, passa a ter, entre outras de significado relevante em diferentes sectores, uma das mais importantes infraestruturas em termos energéticos e ambientais da Madeira.