Mundo

Eleições legislativas francesas decidem futuro da maioria parlamentar do Presidente Macron

None
Foto EPA

Os eleitores franceses vão hoje às urnas na primeira volta das eleições legislativas, que vão determinar a manutenção, ou perda, da maioria do Presidente Emmanuel Macron na Assembleia Nacional nos próximos cinco anos.

Os maiores embates políticos acontecem entre o partido de Macron, o República em Marcha, que se coligou com outros três partidos do centro na coligação 'Ensemble!' (Juntos!), e a coligação Nova União Popular Ecologista e Social (Nupes), que integra o movimento França Insubmissa, de Jean-Luc-Mélenchon, os ecologistas, os comunistas e os socialistas.

Atualmente, Macron detém a maioria na Assembleia da República, e no seu último mandato o seu partido viabilizou reformas impopulares, como a do subsídio de desemprego e algumas medidas polémicas contra a covid-19.

O fim da sua maioria absoluta representaria mais dificuldades para levar a cabo a pesada reforma das pensões e uma maioria de esquerda representaria mesmo a nomeação de um Governo de esquerda e o início de um período de coabitação.

Com mais de 48 milhões e eleitores inscritos, as sondagens mostram que o número de franceses que podem optar hoje por não ir às urnas pode quase duplicar face à segunda volta das eleições presidenciais, quando atingiu 28%. Agora, para a primeira volta das legislativas, entre 48% a 52% da população diz que não pensar votar, o que seria um recorde absoluto da abstenção em França.

Com 6.293 candidatos, cada um dos cerca de 577 círculos eleitorais tem uma média de 11 candidatos, o que contribui para dispersar os votos dos eleitores.

De forma a vencer na primeira volta, o candidato mais votado tem de reunir 50% dos votos que representem pelo menos 25% dos eleitores inscritos. Quando isto não acontece, passam à segunda volta, que se realiza no dia 19 de junho, todos os candidatos que tenham obtido votos equivalentes a mais de 12,5% dos inscritos ou os dois candidatos mais votados.

Em 2017, apenas quatro deputados foram eleitos na primeira volta, já que devido ao sistema de percentagem de votos em relação à população inscrita nas listas, dificilmente haverá muitos eleitos na primeira volta.