Patrocinado Conteúdo Patrocinado

Se vai viajar estes são os documentos a verificar

Aprenda a obter informações sobre os vistos turísticos necessários para todos os países do mundo

None

Ser turista significa viajar para fora do país onde nos sentimos em casa, seja em lazer ou trabalho. Se já é um viajante experiente provavelmente está a par de que existem uma série de burocracias essenciais para garantir umas férias seguras e tranquilas.

Antes das agências de viagem online, a palavra burocracia significava horas em filas de espera, retirando um pouco do sorriso da cara feliz de quem ia viajar. Hoje em dia, com um simples acesso ao website de uma destas agências, é possível verificar e encontrar as informações dos vistos turísticos necessários para todos os países do mundo.

A documentação a trazer difere dependendo da viagem e das nações envolvidas. Isso implica incluir no processo de preparação e organização da viagem a consciência de que documentos serão necessários para que seja permitida a entrada no país de destino.

Ainda que seja essencial fazer uma pesquisa direcionada para cada viagem, preparámos uma lista dos vistos turísticos que deve essencialmente verificar, por serem os mais requisitados.

Passaporte

Este é um dos documentos com o qual a maioria das pessoas está familiarizada. Por ser requerido pela maior parte dos países, convém que o tenha consigo sempre que viajar. Se pertence à União Europeia apenas precisará dele caso viaje para outro continente, contudo, é importante estar prevenido e garantir que tem a possibilidade de entrar noutra nação ao mudar de ideias em relação ao seu itinerário.

Se a sua viagem inclui a visita a vários países certifique-se de que tem páginas suficientes no passaporte para serem carimbadas, pois, se estas páginas se esgotarem terá de renovar o documento a meio do caminho.

Visto de viagem

O visto é um dos documentos que são especificamente requisitados ou não por um país. Os que obrigam o viajante a adquirir um podem permitir que este o faça antes de entrar ou à chegada. O mais comum é ser necessário apenas em casos em que a pessoa vai viver e trabalhar para fora por um largo período de tempo.

Documentos de identificação

Estes documentos são de posse obrigatória e incluem o bilhete de identidade ou cartão de cidadão e a certidão de nascimento.

Quer esteja a viajar internamente, quer para fora do seu país, devem ter presença assídua na sua carteira. Afinal, são a prova oficial da sua identidade e do seu local de origem.

Pode guardá-los digitalmente para ter a certeza de que tem uma cópia se perder os originais.

Apólice de seguro de viagem

Quando se viaja, especialmente para novos países, uma apólice de seguro de viagem é crucial. É aconselhável imprimir uma cópia do certificado de seguro de viagem que ande sempre consigo. Deve ter também ter uma digital do mesmo documento no seu telefone, portátil, ou armazenamento em cloud.

É importante estar prevenido se algum imprevisto acontecer. Solicite à companhia de seguros emitente que forneça o certificado assim que o plano for adquirido.

Certidão de nascimento e identificação das crianças

Ao viajar com crianças pode ter de provar a identidade das mesmas e a afiliação que tem com elas. Nos aeroportos são muito requisitadas de forma espontânea por agentes da autoridade à procura de tráfico humano.

Organize uma pasta à prova de água com toda a documentação pertencente ao menor de idade.

Boletim de vacinas

Para ingressar em certos países é obrigatório administrar vacinas específicas, para outros, apenas ter o boletim em dia.

Estas regras variam ocasionalmente, por isso mantenha-se atualizado mesmo ao viajar pela segunda ou terceira vez para um país. Um bom exemplo de uma alteração deste tipo de regras é no caso de haver um surto como o que foi a Covid-19, em que passou a ser obrigatório apresentar um certificado de vacinação e um teste de despiste ao vírus.

Visitando o site de uma agência de viagens online irá rapidamente saber quais as burocracias de que precisa de tratar, e, ao entrar em contacto com os profissionais da mesma, garantir que o processo de os obter será pronto e bem-sucedido. Este serviço, que já abrange informação relativa a todas as nações do planeta, pretende simplificar as viagens dos turistas ao redor do mundo e garantir dentro da sua possibilidade que estas correm o melhor possível.