Mundo

Grávidas e bebés entre os 87 migrantes que desembarcaram em Lanzarote

None

Oitenta e sete migrantes, incluindo seis mulheres, três das quais grávidas, e seis bebés, foram auxiliados pelo Salvamento Marítimo espanhol e desembarcaram hoje na ilha espanhola de Lanzarote, segundo o serviço de emergências local.

A primeira das duas embarcações em que seguiam os migrantes foi assistida pelo navio Salvamar Al Nair, após o sistema de vigilância (SIVE) ter detetado a embarcação a 22 quilómetros a leste de Lanzarote.

Neste primeiro salvamento, 42 homens, quatro mulheres, três destas grávidas, e os seis bebés desembarcaram em Arrecife, por volta das 03:00, horário local (02:00 em Lisboa).

Cinco destes migrantes foram posteriormente transferidos para o hospital por apresentarem patologias ligeiras, segundo o serviço de emergência.

Quando Al Nair completou este serviço, o serviço de emergências recebeu um pedido de socorro de outra embarcação que estava a cinco quilómetros da costa de Lanzarote.

Nesta segunda operação, a tripulação do navio Salvamar Al Nair conseguiu resgatar 35 pessoas, todas de origem norte-africana: 33 homens e duas mulheres, que desembarcaram na capital de Lanzarote por volta das 06:45, horário local (05:45 em Lisboa).