Madeira

Universidade vai passar a aceder a dinheiro europeu

None

Bom dia,

Após vários anos a reivindicar acesso aos fundos europeus, os estabelecimentos de ensino superior das regiões autónomas, nomeadamente a Universidade da Madeira, vão passar a poder aceder às ajudas comunitários através do Programa Temático Inovação e Transição Digital. Esta é a notícia que faz a manchete da edição de hoje do seu DIÁRIO. A garantia é dada pelo Governo da República, com Carlos Pereira, deputado socialistas à Assembleia nacional a lembrar que este é o resultado dos seus esforços junto do executivo liderado por António Costa.

Em destaque temos, também, a falta de manutenção dos percursos pedestres recomendados da Região, com uma foto que mostra alguns turistas a percorrerem um trilho ‘escondido’ entre a vegetação infestante.

Depois de terem sido notícia, nos últimos dias, pelo aumento da procura, que levou, inclusive, à sobrelotação de alguns deles, os trilhos são chamados à ‘baila’ devido à necessidade de limpeza e reabilitação.

Numa altura de forte procura turística, um dos percursos está encerrado parcialmente e quatro estão fechados, como a vereda do Jardim do Mar aos Prazeres que continua a ser usada apesar dos problemas de segurança. O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) explica que não tem o levamento total dos demais trilhos que são mantidos e monitorizados por outras entidades, nomeadamente autarquias e juntas de freguesia.

Três dezenas de moradores em risco de despejo na Ribeira Brava é outro assunto com chamada à primeira página, numa edição onde as 42 mil entradas registas este ano nas praias e complexos balneares do Funchal são, também, merecedores de destaque.

Por fim, a primeira página da edição desta quinta-feira dá espaço à entrevista de Francisco Guerreiro, eurodeputado independente que esteve de visita à Região e que defende o Rendimento Básico Incondicional em Portugal. Segundo este jovem parlamentar, a RAM está presa a uma “visão ultrapassada de desenvolvimento económico”.

Estas e outras notícias vai poder ler na íntegra no seu DIÁRIO. Pode acompanhar a jornada informativa que agora se inicia em dnoticias.pt, ou através da rádio TSF – Madeira. Se preferir, pode, ainda, acompanhar o que se passa na Região, no País e no Mundo nas nossas redes sociais.

Boas leituras e aproveite esta quinta-feira!