Madeira

Filipe Sousa "pequeno espertalhufo" dá resposta ao "engana-cristos" Brício Araújo

None

Na passada quinta-feira, 16 de Junho, o vereador do PSD em Santa Cruz, Brício Araújo, reagiu às declarações de Filipe Sousa que falou em “crime de falsificação” para justificar a não admissão de uma declaração de voto do PSD/CDS. E pelo meio acusou o presidente da Câmara de Santa Cruz de ser "um pequeno espertalhufo que já só manda em meia dúzia".

Brício Araújo acusa Filipe Sousa de ser "um pequeno espertalhufo”

Brício Araújo reage às declarações de Filipe Sousa que falou em “crime de falsificação” para justificar a não admissão de uma declaração de voto do PSD/CDS. O vereador do PSD lança logo uma picada afirmando que “a julgar pelas notícias de condenações criminais, inclusivamente do Tribunal da Relação de Lisboa, Filipe Sousa deve perceber muito desta matéria”.

Ora, passados uns dias, a resposta de Filipe Sousa surge sob a forma do semanal 'ponto de ordem' que o autarca publica aos fins-de-semana e que este domingo também foi enviado à imprensa.

Intitulado "Resposta do 'pequeno espertalhufo' ao engana-cristos", Filipe Sousa começa por escrever que "a semana foi pródiga em disparates por parte daquela chamada Coligação Cumprir Santa Cruz, encabeçada pela equipa B, do Brício, da Bruna e do Bruno".

Primeiro quiseram esvaziar a função de um órgão democraticamente eleito como é a Assembleia Municipal, tentando implementar um modus operandi que consistia em nada dizerem na Assembleia e depois irem para casa escrever declarações de voto que não aconteceram, nem foram proferidas no lugar próprio, com isso desvirtuando a natureza democrática daquele órgão. Filipe Sousa, presidente da Câmara de Santa Cruz

Prossegue explicando que uma acta é um relato do que se passou na Assembleia "e não uma ficção criada pelos deputados do PSD e do CDS depois de chagarem a casa".

Ou seja, aquela gente queria verter em acta o que nunca proferiram no órgão para o qual foram eleitos. Desrespeitando e esvaziando a Assembleia, e evitando serem confrontados com as mentiras que proferem. No mundo ideal daquela gente, falavam sozinhos, diziam o que queriam e a acta era um relato falso do que realmente se teria passado numa Assembleia, que tem a grande virtude de ser um espaço de discussão e diálogo e não um pasto para monólogos domésticos. Filipe Sousa, presidente da Câmara de Santa Cruz

Buscando exemplos do passado, diz que "o que queriam era no fundo fazer uma nova versão dos tempos em que o PSD foi poder nesta autarquia, durante os quais se produziu uma aberração democrática intitulada “acta do executivo permanente”, que basicamente era o resultado visível de reuniões em que o PSD reunia e decidia sozinho à revelia dos eleitos pelos restantes partidos".

E depois esta gente ainda tem a lata de dizer que Santa Cruz perdeu democracia com o JPP. Agora que nada é decidido sem ser aprovado nos órgãos próprios, nem nada é contratado sem a devida transparência e respeito pela lei. Filipe Sousa, presidente da Câmara de Santa Cruz

Filipe Sousa continua, dando várias 'bicadas' não só a Brício Araújo, mas também a Bruna Gouveia.

Mas, não satisfeitos, e na sua versão de democracia escrita com “B”, de Bruno, Bruna e Brício, ainda andaram nos dias seguintes a disparar em todas as direcções, pela voz do Dr. Brício, que me apelidou de “pequeno espertalhufo”, esquecendo-se que o povo sabe que os homens não se medem aos palmos, nem se medem por falarem alto e grosso.  Em Santa Cruz, a população sabe também que Democracia se escreve com “D” e não com “B”, por muitos espertos que se julguem os brunos, as brunas e os brícios deste mundo. A população já não vai em cantigas, nem em cenas de circo em plena Assembleia Municipal, e muito menos compra lições de democracia à moda do PSD e do CDS. Filipe Sousa, presidente da Câmara de Santa Cruz

Continuando o longo 'ponto de ordem', Filipe Sousa cita Brício Araújo: "Em declarações à comunicação social,  [proferiu] a seguinte pérola: 'fazem o que querem em Santa Cruz'".

"Então naquela cabeça iríamos fazer o quê? Ser eleitos e fazer o que o PSD quer? Não, Dr. Brício, em Santa Cruz não fazemos o que queremos, fazemos o que o povo escolheu ao votar em nós. O contrário seria trair a vontade do povo, democraticamente expressa nas urnas. E lembro uma coisa que os senhores ainda não entenderam: o povo votou em nós. O PSD, de braço dado com o CDS, não ganhou uma única secção de voto, uma única freguesia. Querem que o povo seja mais claro? Dr. Brício, o povo chumbou o seu programa eleitoral e a sua ideia peregrina de ser um delegado do Governo Regional neste concelho. O povo quer quem o defenda e não quem defenda o Governo. O tal Governo do suposto sucesso na ilha com índices de pobreza mais elevados, o tal que acha natural as listas de espera, e ambulâncias retidas quatro horas nas urgências, o tal que critica o nosso programa de apoio às pequenas cirurgias. Filipe Sousa, presidente da Câmara de Santa Cruz

E termina dirigindo a palavra directamente a Brício Araújo, contando que o vereador social-democrata irá ler o 'ponto de ordem' e/ou a notícia: "Sim, Dr. Brício, por muito que lhe custe, em Santa Cruz estamos a fazer o que o povo soberano escolheu. Ou na sua ideia de democracia as maiorias só são positivas quando são do seu partido? Pior do que um “pequeno espertalhufo” é um falso espertalhão, um falso democrata, um engana-cristos,  e um falso defensor de Santa Cruz".