Madeira

Aberto concurso para a aquisição dos radares do Aeroporto da Madeira

Secretaria de Turismo satisfeita com o anúncio e espera que o processo seja rápido

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A NAV Portugal EPE – Navegação Aérea de Portugal publicou esta quarta-feira, em Diário da República, o anúncio de concurso público para o fornecimento e instalação de um sistema para detecção e alerta de turbulência e wind shear no Aeroporto da Madeira. O procedimento tem um valor base de 3,5 milhões de euros.

A abertura do concurso para aquisição do Radar de Banda X e Lidar acontece depois de várias reivindicações por parte do Governo Regional no sentido de melhorar a operacionalidade daquela infra-estrutura aeroportuária, frequentemente afectada pelos ventos que se fazem sentir naquela zona. O novo equipamento, cuja aquisição sofreu inúmeros atrasos, permitirá recolher dados mais actualizados, completos e fiáveis do que a informação que, hoje em dia, o IPMA dispõe, e realizar uma medição mais precisa dos ventos. Secretaria de Turismo e Cultura

Já no ano passado, um grupo de trabalho criado pelo Governo da República concluiu, entre outros aspectos, ser "fundamental a aquisição dos referidos equipamentos de radar".

A 10 de Fevereiro deste ano, Egídia Martins, membro do conselho de administração da NAV, disse, em audição parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira, que a empresa estava em condições de avançar com o concurso público, desde que obtivesse garantia de financiamento do Estado. Posteriormente, foi referido que o financiamento para a aquisição dos equipamentos estava já garantido no orçamento da NAV.

Mais recentemente, em Maio último, uma equipa composta por elementos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), da Navegação Aérea de Portugal (NAV) e da ANA – Aeroportos de Portugal esteve na Região.  Na visita técnica, que foi acompanhada pelo Governo Regional, nomeadamente pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, foi actualizado o caderno de encargos para o concurso público com vista à aquisição dos referidos radares e as especificações dos equipamentos.

Mantendo o trabalho conjunto que tem sido desenvolvido de forma profícua por todos os intervenientes, o concurso público para aquisição dos equipamentos em causa foi assim publicado hoje.

Madeira diz-se satisfeita

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, mostra-se satisfeito pelo anúncio do procedimento recordando que há vários anos o Governo da Região tem chamado a atenção para a importância dos equipamentos em causa como forma de garantir maior operacionalidade ao Aeroporto da Madeira.

“Quando se cancelam voos ou os aviões são obrigados a divergir por causa dos ventos sujeitos aos limites impostos em 1964, isso gera incerteza às companhias e retira competitividade à infraestrutura que é a maior porta de entrada na Região” Eduardo Jesus, secretário de Turismo

“Este tipo de radares está instalado noutros aeroportos do mundo e tem ajudado a optimizar as operações. É isso que se pretende que aconteça na Madeira, o mais célere possível”, conclui o governante.