Mundo

Ministros querem crise climática em discussão no seio da OMC

None

A União Europeia (UE) e países externos querem colocar a questão das mudanças climáticas no centro das preocupações comerciais, foi hoje anunciado à margem da Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra.

O anúncio foi feito após uma reunião sobre o clima que contou com a presença de vários ministros, bem como da directora-geral da OMC, a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala.

Nesta ocasião, representantes da UE, Equador, Quénia e Nova Zelândia anunciaram o lançamento de uma coligação ministerial sobre o comércio e o clima, de acordo com um comunicado de imprensa da UE.

"A crise climática é um problema global e, para o endereçar, precisamos de uma ação global", disse o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, com a pasta do 'Comércio', Valdis Dombrovskis, na abertura da reunião.

Segundo argumentou, "o comércio deve ser parte da solução. É um motor de crescimento que pode criar novos empregos verdes, reduzir a pobreza e apoiar a transição para economias neutras em relação ao clima".

Neste sentido, os ministros pretendem fortalecer o diálogo para que o comércio e as políticas comerciais possam apoiar os objetivos climáticos do Acordo de Paris de 2015 e o desenvolvimento sustentável.

"Esta coligação desenvolverá uma ação conjunta para enfrentar a crise climática de forma justa, através da política comercial", disse Dombrovskis.

Uma primeira reunião está prevista para julho para decidir os próximos passos com vista à criação desta nova coligação.

De acordo com várias fotos divulgadas por diplomatas, a representante comercial dos EUA, Katherine Tai, participou nesta reunião, mas os EUA não são signatários da declaração.

A questão das mudanças climáticas, por si só, não figura expressamente nos acordos da OMC. No entanto, os objetivos de desenvolvimento sustentável e da proteção ambiental são assumidos como centrais para a OMC.

No quadro das negociações em curso sobre o apoio mútuo entre a liberalização comercial e o meio ambiente, os países membros da OMC estão a trabalhar para eliminar as barreiras comerciais nos setores de bens e serviços suscetíveis de beneficiar o meio ambiente.