Boa Noite

A audiência fiel

Portugueses estão a ouvir mais rádio e durante mais tempo

Boa noite!

O consumo de rádio aumentou em Portugal no último ano, crescendo de uma audiência acumulada de véspera de 55,8% para 59,3%. Esta tendência no hábito de ouvir rádio, que destoa num cenário de preocupantes perdas, sobretudo na imprensa escrita,  repercutiu-se também no tempo médio dedicado a este meio de comunicação, que aumentou 6 minutos por dia, para uma média de 3 horas e 10 minutos.

Os dados constam da primeira edição do Media & Advertising Global Report, produzido pelo Grupo Marktest, análise que também revela que o período entre as 6h e as 10h00 da manhã é aquele em que se verifica um maior consumo deste meio de comunicação, com 30,7% de audiência acumulada de véspera.

Também se sabe que os indivíduos dos 35 aos 44 anos são aqueles que apresentam maior afinidade com a rádio, registando níveis de audiência 29% acima da média e que os indivíduos pertencentes à classe alta têm também um consumo de rádio 24% acima do valor médio.

Os dados estão lançados para que na Região sejam tomadas medidas que tardam, de modo a que a rádio possa ser ouvida de forma menos restritiva. Como se não bastasse a orografia da ilha que impede a captação das ondas hertzianas nas melhores condições, há ainda os túneis que calam as emissoras locais, a persistente sobreposição das rádios das vizinhas Canárias sempre que os ventos sopram de feição, os bloqueadores de potência prontos para multar quem se exceder e um sem número de taxas e de direitos duplicados que dão cabo dos míseros orçamentos.

De que é que estão os decisores à espera para deixar a rádio fluir? De mais uma catástrofe para comprovarem a sua extrema utilidade ou de uma directiva europeia que active o que a falta de coragem política local não põe em prática?