País

Presidente ouve hoje partidos com representação parlamentar

Apesar de ser o líder do PS, Costa não deverá chefiar a comitiva na audiência com Marcelo.  Foto Filipe Amorim/Global Imagens
Apesar de ser o líder do PS, Costa não deverá chefiar a comitiva na audiência com Marcelo.  Foto Filipe Amorim/Global Imagens

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebe hoje em audiência os partidos com representação parlamentar, no Palácio de Belém, em Lisboa.

O primeiro partido a ser recebido pelo chefe de Estado é o Livre, às 11:00, e, meia hora depois, o Presidente da República recebe a deputada única do PAN, Inês Sousa Real.

Seguem-se Bloco de Esquerda, às 12:00, e PCP, às 13:00. A delegação da Iniciativa Liberal será recebida às 14:00, seguindo-se o grupo parlamentar do Chega (15:00), o PSD (16:00) e o PS (17:00).

Na última quinta-feira, uma nota publicada na página oficial da Presidência da República na internet dava conta de que estas audiências realizam-se "no quadro dos contactos regulares" com os partidos políticos.

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu pela última vez os partidos com assento parlamentar há três meses, entre 01 e 02 de fevereiro, na sequência das eleições legislativas antecipadas de 30 de janeiro, tendo em vista a indigitação de António Costa como primeiro-ministro.

Neste momento, decorre na Assembleia da República a discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2022, agora com o PS com maioria absoluta de deputados.

Na generalidade, a proposta de Orçamento apresentada pelo Governo contou com os votos contra de toda a oposição exceto PAN e Livre, que se abstiveram.

A votação final global está marcada para 27 de maio.