Madeira

92% dos alunos concluíram o 12.º ano na Madeira

None

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, afirmou, esta manhã, que a Madeira atingiu “números extraordinários” no sucesso escolar, com 92% dos alunos madeirenses a concluírem o ensino secundário.

“Na altura do Estado Novo, aqui na Madeira, cerca de 60% da população era analfabeta e aquilo que nós conquistamos ao longo destes anos foi extraordinário e permitiu que hoje atingíssemos o número de que 92% dos alunos da Madeira concluiu o 12.º ano e, desse número, 87% vai para o ensino superior”, afirmou, reconhecendo que estes valores se devem à dedicação e empenho de toda a comunidade escolar assim como dos encarregados de educação.

Na cerimónia de entrega de prémios aos melhores alunos da Escola da Bartolomeu Perestrelo, o chefe do Executivo destacou também a importância que a transicção digital tem na actualidade, explicando que a mesma tem permitido “esbater a ultraperiferia” e a “igualdade de circunstâncias” no trabalho e na prestação de serviços da Região para todo o Mundo.

“Com a pandemia, aqui na Madeira aceleramos a transição para a economia digital e aquilo que ia ser realizado em cinco anos foi realizado em dois, ou seja, as pessoas já começaram a interiorizar qual é o futuro da economia e que será algo com que as novas gerações vão ter que viver e conviver”, afirmou.

Não obstante, o governante também enalteceu o “trabalho, empenho, solidariedade, interação” que existiu entre a comunidade escolar e toda a sociedade, o que garantiu que os jovens, durante a pandemia, não perdessem a continuidade da sua formação. “Existiu um trabalho meritório por parte das escolas, em particular o empenho de todos os professores, em fornecer uma educação de qualidade a todos os alunos, independentemente de todos os constrangimentos que enfrentamos”, frisou.

Por sua vez, o presidente do conselho directivo da Escola da Barlotomeu Perestrelo, Gualberto Soares, sublinhou que durante o período da pandemia o número de alunos com sucesso escolar naquele estabelecimento de ensino duplicou, fazendo que no último ano fosse atingido o recorde de alunos distinguidos.

A cerimónia de entrega de distinções aos melhores alunos da Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo realiza-se anualmente e, esta manhã, este estabelecimento de ensino procedeu à entrega de prémios de mérito escolar, com base no sucesso académico, tendo sido distinguidos 75 alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclo referentes ao ano lectivo passado.