Madeira

Reitor da Universidade da Madeira destaca "dificuldades existentes"

None

José Fernandes, reitor da Universidade da Madeira, afirmou que "este dia de celebrações deve constituir um dia de esperança e de projecção para o futuro" da UMa, mesmo perante as "dificuldades existentes".

O reitor lamenta a "longa luta" da universidade sobre o orçamento majorado.

"Lamento igualmente que o prometido contrato-programa anunciado em Fevereiro de 2020 para a Universidade dos Açores, no valor de 1.2 milhões de euros, por ano, não tenha sido celebrado, facto que não permitiu idêntica solução para a Universidade da Madeira" José Fernandes, reitor da Universidade da Madeira

A falta deste meio afectou a capacidade em apoiar áreas de suporte à actividade formativa e de investigação desta instituição.

Referindo a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, acredita que seria necessário "encontrar um modelo mais justo de financiamento destas universidades". Esperando que esta nova posição de abertura em relação a este problema "venha a concretizar-se o mais brevemente possível".

"Sabemos perfeitamente que as universidades não dependem apenas das dotações do Orçamento de Estado (OE) (...) é insofismável que as receitas proveniente do OE são a base da estruturas financeira das Instituições " José Fernandes, reitor da Universidade da Madeira

No que diz respeito ao desenvolvimento da UMa, as Unidades Orgânicas, permitem apoiar e pôr a funcionar projectos decisivos para a missão da universidade.

"Todos sabemos que já há algum tempo, o tema da formação de professores voltou ao debate público"  e, neste sentido, a UMa juntamente com a secretaria da Educação, têm trabalhado em soluções para resolver o problema.

Reflectindo sobre os projectos existentes  e futuros, o reitor lembrou que o tema 'Academia'  - que pretende estabelecer as linhas-mestras do programa de acção da universidade - apresentou "um quadro perceptível e tão claro".

Existem três novos cursos em análise pela Direcção Geral do Ensino Superior (Gestão do Alojamento, Ciências e Tecnologias do Mar e Atmosfera e Promoção da Actualidade de Vida e Bem-estar da Pessoa idosa).

O reitor destacou quatro projectos que contribuíram para reforçar o desenvolvimento da UMa: projecto de medicina, turismo, do mar e de ensino/geração.

Actualmente, a UMa apresenta a seguinte oferta formativa: 16 cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), dos quais 15 estão em funcionamento, com um total de 532 alunos.

A nível de licenciaturas existem 21 com um total de 2.414 alunos inscritos.

Existem 21 mestrados e 423 estudantes inscritos. Recentemente foram aprovados três novos mestrados.

São oito os cursos de doutoramento em funcionamento, com 77 estudantes.