5 Sentidos

Festival 'New Generation' de 12 a 14 de Maio dá palco a jovens instrumentistas

None

A sala de espectáculos do Teatro Municipal Baltazar Dias acolhe, entre os dias 12 e 14 de Maio, o festival 'New Generation', que envolve três concertos e pretende incentivar jovens instrumentistas.

A apresentação do evento decorreu esta tarde, no Foyer do Teatro Municipal, contando com a presença de Anikó Harangi, presidente da Associação Cultural e Artística Imperatriz Sissy; Francisco Pestana, instrumentista de trombone tenor; e da directora do Teatro Baltazar Dias, Sandra Nóbrega.

'The Colors of Time' é o nome do primeiro espectáculo, um recital que será apresentado no dia 12, com quarteto de cordas e guitarra, "integrando a estreia absoluta de uma composição do madeirense Daniel Davis, que fará uma breve introdução antes da apresentação da peça".

Já no dia 13 de Maio sobe a palco 'New Generation Brass', com a participação de instrumentistas de trombone tenor, trombone baixo e tuba, todos formados no Conservatório da Madeira, que executarão um recital com a estreia de uma obra nunca antes tocada na Região.

Por fim, no dia 14 de Maio o festival encerra com os 'Men on the Couch', uma banda composta por artistas madeirenses de cariz contemporâneo e vocacionado para o público juvenil. Este espectáculo contará com o reportório do seu segundo álbum, num contexto exclusivo de instrumentos de sopros e cordas.

Nesta conferência, Anikó Harangi destacou a importância de incentivar e dar visibilidade a jovens artistas, um dos principais objectivos do festival. Francisco Pestana realçou a dinâmica que este evento trará à cidade, uma vez que engloba vários estilos musicais. "Para além destes fatores, é de referir que alguns ex-alunos terão oportunidade de partilhar o palco com os seus antigos professores, sendo esta uma experiência única, enriquecedora e inédita", refere nota do Teatro.

Além disso, a Câmara Municipal do Funchal associa-se a este evento, "que possui um carácter encorajador para os artistas, em particular, para os jovens". "Este evento contribui para o aumento da valorização e do interesse pelas artes, um dos vários eixos que a CMF possui para a cultura", refere.

Quanto aos bilhetes, custam 10 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias. A entrada para estudantes é gratuita nos dias 12 e 13 de Maio, sendo que os encarregados de educação podem usufruir de um desconto de 50% no valor do bilhete.