5 Sentidos

Orquestra de Bandolins da Madeira actua no Teatro Municipal Baltazar Dias

Concerto está marcado para o dia 3 de Julho, pelas 21 horas

None

A Orquestra de Bandolins da Madeira actuará, no dia 3 de Julho, pelas 21 horas, no palco do Teatro Municipal Baltazar Dias às 21 horas.

O concerto conhecido como 'Light Classics' contará com a presença do maestro André Martins.

Os bilhetes custam 20 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias ou na plataforma on-line Ticketline.

A Orquestra de Bandolins da Madeira foi a primeira formação (tuna) de bandolins a ser estabelecida na Madeira e há 109 anos tem vindo a apresentar o valor artístico e a genuinidade cultural madeirense do bandolim perante o mundo.

O maestro que irá atender o evento, João André Sousa Martins, nasceu no Funchal em 1993. Começou o seu percurso artístico desde os seus 5 anos de idade com estudos musicais em Bandolim no Recreio Musical União da Mocidade, sob orientação do seu pai, João Eurico Martins.

Anos mais tarde, o artista gravou dois CDs e dois DVDs com a Orquestra de Bandolins da Madeira, tendo realizado digressões por Espanha, França, Áustria, Inglaterra e, até mesmo, Portugal Continental, sempre com a mesma Orquestra.

Em Dezembro de 2015, André Martins começou a exercer as funções de maestro da Orquestra de Bandolins da Madeira e também deu aulas de bandolim na Escola de Música da Associação Recreio Musical União da Mocidade.

Desde 2020, é presidente da direcção do Recreio Musical União da Mocidade na associação recreativa de São Roque, onde se insere a Orquestra de Bandolins da Madeira.

Actualmente o jovem talento exerce as funções de director artístico da Orquestra de Bandolins da Madeira, preservando assim o legado deixado pelo seu pai, o saudoso maestro Eurico Martins.

A actividade cultural da Orquestra de Bandolins da Madeira é dividida em Temporadas Artísticas, englobando cerca de 40 concertos ao vivo nas mais diversas salas de espectáculos da Região, tais como o Teatro Municipal Baltazar Dias, o Museu Quinta das Cruzes e a Assembleia Legislativa da Madeira.