Madeira

Câmara do Funchal leva seminário 'Mostra Escolas Felizes' ao Baltazar Dias

None

A Câmara Municipal do Funchal (CMF), através da sua Divisão de Educação, realiza a 30 de Maio, pelas 14h00, no Teatro Municipal Baltazar Dias, o Seminário de Empreendedorismo e Cidadania – Ano letivo 2021/22, intitulado 'Mostra Escolas Felizes'.

O Projecto de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania, da responsabilidade do Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania Global da Universidade Aberta, é destinado aos alunos do 1º ciclo e da educação pré-escolar de escolas do Funchal que aderiram ao projecto.

Em comunicado enviado pela CMF, o objetivo passa por "contribuir para a promoção de competências empreendedoras e de cidadania, bem como de 'soft skills', essenciais para que as crianças consigam relacionar-se melhor consigo e com os outros, melhorar a sua capacidade de partilhar ideias, emoções e valores, de trabalhar em equipa, de lidar positivamente com os desafios da vida pessoal, familiar, social e educativa, bem como na capacidade de formar cidadãos e comunidades humanas positivas, democráticas e inclusivas".

Assim, o projecto 'Educação para o Empreendedorismo e Cidadania' pretende investir na formação de cidadãos que saibam gerir de forma criativa e ética, com resiliência e responsabilidade os desafios que lhes forem sendo colocados.

"A Mostra Escolas Felizes concretiza-se no Seminário de encerramento deste projecto no ano letivo 2021/22 e tem como objectivo apresentar e debater as experiências vivenciadas pelas comunidades educativas que têm desenvolvido os programas Piratas dos Sonhos, Exploradores de Sonhos e Brincadores de Sonhos. Porque a felicidade é a finalidade principal de toda a educação, o projecto Empreendedorismo & Cidadania, em que se enquadram estes programas, visa a promoção de ambientes positivos e colaborativos. Somente assim, é possível reunir as condições para a construção dos alicerces de uma vida feliz. Os momentos de reflexão e de partilha de actividades da Mostra Escolas Felizes apresentam como tem sido desenvolvida essa construção" Câmara Municipal do Funchal

A Mostra está organizada em três partes distintas: exposição dos trabalhos realizados por seis das escolas participantes no projecto, painel 'Construir Escolas Felizes' e espectáculo com as apresentações das escolas. A exposição estará patente ao público no dia 31 de Maio no Teatro Municipal Baltazar Dias.

A inscrição é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até ao dia 26 de Maio.