Madeira

CMF e ITI organizam 1.ª edição do '#CREATEFUNCHAL'

O evento irá decorrer, no próximo dia 27 de Maio, pelas 09h15, no Teatro Municipal Baltazar Dias

Foto André Ferreira/CMF
Foto André Ferreira/CMF

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) e o ITI – Interactive Technologies Institute organizam a 1.ª edição do '#CREATEFUNCHAL'.

O evento irá decorrer, no próximo dia 27 de Maio, pelas 09h15, no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Nesta conferência, serão abordadas as grandes questões que se colocam no seio da inovação e das indústrias criativas.

O evento contará com a presença de vários oradores, como João Neves, secretário de Estado da Economia, Bacelar Pinto, administrador da Agência Nacional de Inovação, vice-almirante Coelho Cândido, vice-chefe do Estado-Maior da Armada, o qual fará uma intervenção dedicada a um diferenciador projecto de recuperação do histórico navio Creoula através da gamificação.

Destaque ainda para a participação de relevantes membros da Academia e da Indústria, nomeadamente Santos-Victor e Pedro Campos do LARSyS,  Tiago Ribeiro da NOS Comunicações e Isabel Reis da DELL.

O '#CREATEFUNCHAL' contará também com a participação especial de representantes de grandes players mundiais do sector, destacando-se a apresentação de Matteo Scialanga da Amazon Game Tech e de Craig Barron do conhecido estúdio Codewizards.

Por fim, uma mesa redonda dedicada à indústria dos videojogos irá lançar a discussão relativa aos benefícios e malefícios associados a estes.

Na apresentação, que decorreu esta tarde, no Salão Nobre, a vice-presidente da CMF, Cristina Pedra, referiu que esta iniciativa pretende mostrar o “posicionamento estratégico” da autarquia do Funchal para o seu futuro.

"Um futuro que se quer, que esteja associado às tecnologias, desmaterialização, indústrias criativas e com uma vertente ligada à ciência e investigação, mas também à vertente económica de criação de empresas, modernização - um Funchal tecnológico (..)", defendeu.

Cristina Pedra defendeu a diversificação da economia através da desmaterialização: Funchal tecnologia, Funchal conhecimento, Funchal economia, Funchal digital - Funchal no posicionamento da vanguarda, dando o mote para uma economia digital.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição, disponível no endereço electrónico https://www.funchal.pt/createfunchal.