Reutilização de garrafas

Vindo de um dos poucos países da Europa onde a recolha de garrafas de vidro retornáveis é uma costume quotidiano, temos acolhido o pioneirismo da cervejeira ECM sobre este assunto. O pequeno valor de depósito de 5 cêntimos para uma garrafa de 0,33 l faz claro, contudo, que se precisa um idealismo sólido para os objetivos dum ambiente sustentável. Particularmente para pedestres: com vinte garrafas na mochila cruzamos a topografia rugosa do Funchal para receber só 1 euro.

Mas pode ser também duro para gente com carro:

Sabíamos duma outra máquina no Pingo Doce do Fórum da Madeira.

O último sábado andámos de carro ali com uma caixa de garrafas vazias Coral. Tivemos sorte, descobrimos no escuro piso -1 a máquina a 5 metros de nosso espaço de estacionamento. Mas quando introduzir a primeira garrafa, um sinal no display parou a operação com algo como: "STOP, máquina cheia, sem mais aceitação". A capacidade do dispositivo parece bastante limitada. Agora, que fazer com as garrafas? Ao lado da máquina encontra-se um contentor com a etiqueta "Lixo Vidro". E já, nossas garrafas sofrem o seu destino como sempre antes e nós a pagar o imposto de estacionar de 55 cêntimos = 11 garrafas.

Lamentamos que não podíamos contribuir a vencer a atual crise do fornecimento da boa cerveja (ver Diário de Notícias do 28 de Maio).

Mas não vamos a desistir. O princípio da reciclagem vale a pena a seguir pela natureza e a humanidade.

Hartmut Wittenberg