Madeira

Engenhos do Norte vão lançar edição limitada de dois novos runs

Um dos novos rótulos apresenta teor alcoólico entre os 79 e 80 graus

None

Dois novos runs vão ser lançados em breve pelos Engenhos do Norte numa edição limitada a 1200 garrafas para cada rótulo.

Trata-se do rum “da cana roxa”, produto que segundo o administrador Luís Faria, “já está pronto e será em breve engarrafado”. O novo rótulo vem de encontro ao nicho de mercado que prefere rum monocasta, como é o caso de um cliente francês dos Engenhos do Norte “que nos pede que se faça rum com uma só variedade”, justificou.

O outro novo rótulo é um rum bruto destilado, mas que apresenta entre 79 e 80 graus de teor alcoólico, “É o rum com grau mais elevado que temos”, salientou.

“Tal e qual sai do alambique, tal e qual é engarrafado”, assegura.

Justifica esta nova aposta porque “os novos mercados têm apetência por novos produtos em que o grau seja muito elevado”.

Em ambos os casos esta edição está limitada a “apenas 1200 garrafas”.

Na colheita deste ano os Engenhos do Norte receberam 4200 toneladas de cana, sendo que uma tonelada equivale a 40 a 45 litros de rum.

“Temos capacidade para absorver muito mais. Nós recebemos este ano 4200 toneladas, mas se chegássemos às 5 mil também não havia problema. Temos capacidade para poder fazer isso, temos espaços onde podemos armazenar e temos mercado onde podemos colocar, por isso a razão de pedir ao presidente que se plante um pouco mais de cana, que eu necessito mesmo de mais cana”, reafirmou.

Sobretudo França, mas também Bélgica, Holanda, Inglaterra, EUA, Canadá e África do Sul, são os principais mercados de exportação do rum agrícola da Madeira produzido nos Engenhos do Norte.