5 Sentidos

Vida e obra do Feiticeiro do Norte e do Feiticeiro da Calheta em evento no Colégio dos Jesuítas

None

O mestrado em Gestão Cultural  da Universidade da Madeira está a promover um evento intitulado 'Literatura Oral e Tradicional: A poesia dos Feiticeiros', que visa divulgar e reflectir sobre a vida e obra do Feiticeiro do Norte, Manuel Gonçalves e do Feiticeiro da Calheta, João Gomes de Sousa. O certame decorre no dia 1 de Junho, entre as 15 e as 18 horas, no Colégio dos Jesuítas.

O programa deste evento conta com quatro iniciativas distintas. Está previsto um painel-debate que contará com a participação de Bela Menezes, Lídia Araújo, Martinho Andrade, Naidea Nunes, Nuno Maciel e Rafaela Rodrigues. Além disso, segue-se ; uma exposição com alguns elementos-chave do percurso dos feiticeiros, bem como textos selecionados, com declamação de Maria José Costa, do Grupo Contigo Teatro. 

O grupo de folclore da Casa do Povo da Calheta irá bailar o Bailinho da Madeira, escrito por João de Sousa e haverá um momento musical que ficará a cargo da Associação Musical e Cultural Xarabanda, com o projecto 'Cantigas cá de Dentro', que pretende musicar textos do Feiticeiro do Norte.

"O painel-debate terá como foco a Literatura Oral e Tradicional, na sua vertente poética, com incidência nas temáticas e modo de circulação, e na investigação realizada. Lugar significativo será também o que ocupará a reflexão em torno das manifestações e produtos culturais subsequentes", explica a organização.

A entrada no evento é livre, com transmissão direta pelo canal Na Minha terra.