Mundo

Sobe para 84 o número de mortos pelas chuvas no nordeste do Brasil

Foto EPA/GENIVAL PAPARAZZI
Foto EPA/GENIVAL PAPARAZZI

O número de mortos pelas fortes chuvas que atingem desde o início da semana o Estado de Pernambuco, no nordeste do Brasil, subiu para 84, enquanto dezenas de pessoas continuam desaparecidas, segundo fontes oficiais.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, indicou que 79 das 84 vítimas morreram entre a noite de sexta-feira e domingo, quando se registaram intensas precipitações no Estado, principalmente na região metropolitana de Recife.

Paulo Câmara disse que se desconhece ainda o número exato de desaparecidos, apontando o mais recente boletim do Governo estadual para 56 pessoas com paradeiro desconhecido.

"Ainda não sabemos esse número com precisão, mas há relatos de vítimas dos acidentes das chuvas que não foram localizadas. Os trabalhos de busca vão continuar até haver condições para se identificar todos os desaparecidos", sublinhou o governador numa conferência de imprensa.

O episódio mais trágico ocorreu no bairro Jardim Monte Verde, limítrofe entre Recife, capital do Estado, e Jaboatão dos Guararapes, onde 20 pessoas morreram quando um aluimento de terra arrasou dezenas de casas construídas em pequenas colinas.

Ao local, deslocaram-se bombeiros e militares do exército para ajudar nas operações de resgate, nas quais participaram também centenas de vizinhos.

Reginaldo Ramos foi um dos sobreviventes do deslizamento de terra, mas perdeu 11 familiares, entre os quais a filha, de 31 anos.

"Eu e a minha mulher estávamos na cozinha e conseguimos ser resgatados, porque [o aluimento de terra] só nos enterrou a parte de baixo do corpo. A minha filha estava no quarto e ficou completamente soterrada", contou, ainda em choque, à agência de notícias espanhola Efe.

Ramos é uma das 4.000 pessoas que ficaram desalojadas, temendo novos deslizamentos com a continuação das chuvas torrenciais no Estado nordestino brasileiro, onde se deslocou uma comitiva de ministros.

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou no domingo que viajará até ao Recife para se "inteirar melhor da tragédia".