Madeira

Sérgio Marques desalinha do PSD-Madeira e apoia Jorge Moreira da Silva

Albuquerque foi previamente informado e compreendeu as motivações do deputado

Fotos Rui Silva/Aspress
Fotos Rui Silva/Aspress

O deputado à Assembleia da República Sérgio Marques recorreu à rede social Facebook para anunciar o seu apoio a Jorge Moreira da Silva na corrida à liderança nacional do PSD. O anúncio surpreende pelo facto de a Comissão Política Regional do PSD ter decidido, por unanimidade, apoiar Luís Montenegro. Ao que o DIÁRIO apurou, Sérgio Marques não terá participado na reunião daquele órgão, em que foi decidido o apoio.

O deputado explica por que apoia Jorge Moreira da Silva: “Faço-o, em primeiro lugar, pelos laços de grande amizade que estabelecemos no decurso de um trabalho de mais de quatro anos no Parlamento Europeu. Atentas as condições de vida dos deputados europeus, sentimos os nossos companheiros de partido como sendo a nossa família naquelas paragens distantes”. No entanto, o apoio não se baseia somente na amizade. Deve-se, igualmente, ao “apoio pelas excepcionais qualidades como pessoa e agente político”, algo cedo testemunhado em Bruxelas e Estrasburgo e que foi “confirmando ao longo da sua vida política”. “Não estarei a ser leviano se disser que o seu reconhecimento lá fora, não só nas instituições europeias, mas também nos organismos internacionais em que colaborou, é ainda superior ao que goza no nosso país, não obstante ter um passado tão rico que inclui a liderança da JSD, docência universitária, passagens pelo Governo, como secretário de Estado e ministro, ou líder associativo”, adianta.

No texto nas redes sociais, Sérgio Marques acrescenta: “O Jorge foi, é e será sempre um activo indispensável ao meu partido e ao país, quaisquer que sejam as funções a que seja desafiado, ou que entenda assumir”. Além disso, “é também um profundo autonomista, ou não fosse um consagrado especialista em questões territoriais e ambientais, sendo o candidato com uma visão mais subsidiária para com as Regiões desde há largos anos”. “Sabia há muito da sua vontade inabalável de um dia concorrer à presidência do nosso PSD.  Sempre o incentivei a que o fizesse. Agora que decidiu avançar, cá estou eu a seu lado, como prometido. O PSD não pode ficar melhor servido em termos de liderança”, acrescenta Sérgio Marques.

O deputado madeirense manifesta consciência das complicações que o apoio ao Jorge Moreira da Silva pode representar: “Tenho consciência das circunstâncias muito particulares em que o meu apoio se expressa. O presidente do PSD/M e meu companheiro Miguel Albuquerque é o mandatário nacional da candidatura de Luís Montenegro,  que teve o meu apoio nas directas de 2020, tendo a Comissão Política do PSD/M decidido apoiar desta feita a sua candidatura”. Por isso, Sérgio Marques teve o cuidado de comunicar previamente a Albuquerque o seu apoio. “Com o seu reconhecido sentido democrático, o meu companheiro Miguel Albuquerque compreendeu  a minha motivação mostrando total abertura face à minha decisão", explicou. “Expresso a minha satisfação por pertencer a partido, e apoiar uma liderança política, que aceita a diferença, a pluralidade e que respeita a autonomia individual de cada um. Também por aqui passa a grandeza do nosso PSD/Madeira”, refere. “É uma atitude coerente com a luta de sempre pelo reconhecimento e aprofundamento do nosso direito á diferença no seio das comunidades, nacional e europeia, a que pertencemos. Somos assim plenamente um Partido das Autonomias. Um Partido Autonomista. Tão Autonomista como o Jorge o é”, remata.