Madeira

2.ª edição do Dia Trivalor para a Biodiversidade juntou várias empresas para limpar praia do Porto Santo

None

A 2.ª edição do Dia Trivalor para a Biodiversidade juntou colaboradores de várias empresas na limpeza da praia do Porto Santo.

A 'Trivalor' assinalou este ano a 2.ª edição do Dia Trivalor para a Biodiversidade (DTB), uma iniciativa no âmbito do 'Act4Nature Portugal' e que este ano teve como tema 'Pescado Sustentável, Consumo Responsável'.

Alinhado com o Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais, declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o DTB deste ano teve como principal objectivo a sensibilização para a utilização responsável dos recursos naturais da pesca, contribuindo para a sustentabilidade e a sobrevivência das espécies, de forma a não colocar em causa a biodiversidade e os ecossistemas.

Na manhã do dia 20 de Maio foi organizado um encontro on-line com mais de 200 participantes, que contou ainda com a presença de diversos oradores especialistas sobre temas, como a utilização de stocks sustentáveis, a biodiversidade marinha e a preservação de espécies, a dieta atlântica ou o papel do pescado na nutrição e na saúde.

O dia 21 de Maio foi a data escolhida para a promoção de uma acção de sensibilização, com uma actividade de protecção de ambiente na praia do Porto Santo. Alguns colaboradores das várias empresas da 'Trivalor' com presença na Região Autónoma da Madeira, como a 'Iberlim', a 'Sogenave' e a 'Strong Charon', entre outras, bem como alunos da Universidade da Madeira, juntaram-se numa acção de limpeza de lixo na praia.

A viagem entre o Funchal e o Porto Santo, a bordo do Lobo Marinho, contou ainda com uma apresentação sobre o impacto do lixo marinho nos vertebrados marinhos da Região Autónoma da Madeira, com a colaboração do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (ICFN).

Contou o apoio da 'Strong Charon Alarmes', da 'Sogenave' e de entidades locais, como o Grupo Sousa e o cluster da Madeira do 'Grace - Empresas Responsáveis', fórum no qual surgiu a ideia para esta iniciativa.

Resultou na recolha de plástico que irá ser transformado numa obra pelo artista Xico Gaivota, com inspiração num desenho efectuado por um aluno do 1º ciclo de uma escola parceira da Gertal.