Boa Noite

O palco é vosso

Após a sétima série do ‘Ponto e Vírgula’ já há compromissos que comprovam o valor da semente

Boa noite!

Chegou hoje ao fim a sétima série do ‘Ponto e Vírgula’, projecto que mediatiza a criatividade dos alunos das escolas secundárias da Região.

Lembro-me bem do arranque desta obra colectiva, fruto da parceria do DIÁRIO, do La Vie e da secretaria regional da Educação, num tempo em que quase tudo ficava entre os muros do saber, sem que toda a comunidade soubesse com regularidade o alcance dos gestos generosos e da afirmação de gente talentosa nos conteúdos, nem conhecesse a postura irreverente mas construtiva da nossa estimada força estudantil.

Em boa hora lançámos a semente que já tem gente de qualidade no jornalismo e em muitas áreas do saber, dando palco, vez e voz a quem não tinha oportunidade de fazer chegar longe o que vai idealizando em cada dia.

Hoje, na festa final realizada na Quinta Magnólia e na entrega de prémios aos vencedores do concurso ‘Grande Ideia’ ficamos entusiasmados com a vontade de concretizar sonhos, com a Antónia que quer dar expressão pública aos seus ensaios filosóficos, com a Leonor que quer ser correspondente de Verão no Porto Santo, com a Cristina que garantiu escrever uma ou outra carta do leitor de quando em vez e com muitos outros cujo no olhar lemos o compromisso de um dia serem notícia pelas melhores razões.

Que crescidos estão aqueles que se empenharam em mais um ano de partilhas, comprovando que a escola educa para os valores, não se esgota nas notas e nos rankings e treina para a vida. Valeu malta. No próximo ano lectivo voltaremos à carga, com a ajuda de toda a a comunidade educativa,  para que todos fiquem saber de que é feita esta juventude sem medo de dar a cara e assinar o que produz, no papel, no digital e na rádio, através do conto, da poesia, da reportagem, da ilustração, da fotografia, do vídeo e do podcast.