Madeira

Humberto Vasconcelos defende reforço das verbas a fundo perdido para a agricultura

None

A decisão da Comissão Europeia de autorizar a mobilização de até 5% das verbas do desenvolvimento rural, financiadas pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), que garantirá a Portugal mais 51 milhões de euros de fundos para os agricultores, no âmbito do aumento de custos de produção, é vista com bons olhos pelo secretário regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos.

Solicitámos já há algum tempo aos serviços do Ministério da Agricultura que encetasse as diligências necessárias para viabilizar uma medida desta natureza. Temendo que a subida dos preços dos factores de produção pudesse levar alguns agricultores a reduzir ou mesmo a abandonar a produção agrícola, alertámos que era imperativo minimizar os impactos resultantes do aumento de um conjunto de elementos indispensáveis ao processo produtivo, através de um apoio pecuniário, por forma a que o ciclo produtivo continuasse consolidado e seguro. Finalmente tivemos uma decisão nesse sentido, que vai proporcionar a segurança da produção de alimentos e combater os desequilíbrios do mercado". Humberto Vasconcelos

Para o governante é fundamental o reforço das verbas a fundo perdido para a agricultura.

​“A verba que vai ser disponibilizada é insuficiente para às necessidades, porque projectamos que os preços continuem a subir”, referiu.