Madeira

‘De pequenino é que se faz o caminho’ assinala Dia Mundial da Cidadania

None
Foto: DR

O Centro de Dia da Casa do Povo de São Roque assinalou o Dia Mundial da Cidadania, que se comemora hoje, num convívio intergeracional que contou com a presença de cerca de 60 pessoas.

O convívio juntou utentes do Centro de Dia e alunos do 1.° ciclo, numa iniciativa da Direcção Regional dos Assuntos Sociais, Casa do Povo de São Roque e da Escola Básica de São Roque.

Foram várias as actividades que juntaram miúdos e graúdos, num intercâmbio de experiências para todas as gerações. Entre as actividades  destaca-se  a divulgação do Guia para a Cidadania Infantil – ‘De [email protected] é que se faz o caminho!’, jogos tradicionais como o jogo do anel e o jogo do lenço, entre outras actividades que animaram a tarde dos utentes do centro e alunos da escola.

Para a secretária regional da Inclusão Social,  Rita Andrade, “estas acções são fundamentais para o exercício de uma cidadania activa. E é na senda desse propósito que faz todo o sentido divulgar este guia porque, como o próprio nome indica, 'de pequenino é que se faz o caminho', desde crianças devemos conhecer os nossos direitos e deveres".

"Este guia, apresentado hoje, tem várias ilustrações e imagens para colorir e pretende explicar às crianças, de forma simples e divertida, o que é a Cidadania, o que são direitos e deveres, e que comportamentos devemos ter para que todas as pessoas se sintam felizes e respeitadas. São também explicados os comportamentos corretos a ter no dia a dia, em ambiente escolar e familiar" Rita Andrade, secretária da Inclusão Social

Esta iniciativa pretendeu assinalar do Dia Mundial da Cidadania, através da partilha de experiências entre gerações, factor de aprendizagem mútua, capaz de reduzir assimetrias sociais, tal como previsto no IV Plano Regional Para a Igualdade e Cidadania Ativa, elaborado pela secretaria regional de Inclusão Social e Cidadania.

Estiveram presentes nesta acção, a secretária regional, Rita Andrade, a directora regional dos Assuntos Sociais, Graça Moniz, o presidente da Casa do Povo, Pedro Gomes, a directora da Escola Básica de São Roque, Graça Capelo e Mariana Bettencourt, directora de Serviços de Igualdade e Cidadania, responsável pela elaboração e apresentação do Guia para a Cidadania Infantil.