Madeira

Continuar com o projecto digital desenvolvido pelo 'Ponto e Vírgula'

None Ver Galeria

A Quinta Magnólia serviu, hoje, de palco para a entrega dos prémios do concurso 'Ponto e Vírgula'.

Sob o tema 'Grande Ideia', o 'Ponto e Vírgula' é um suplemento educativo mensal, do DIÁRIO, que resulta de uma parceria entre o DIÁRIO, a Secretaria Regional da Educação e do centro comercial La Vie Funchal.

Contando já com sete edições, esta iniciativa, pretende estimular a criatividade dos alunos do ensino secundário da Região Autónoma da Madeira, para que tenham uma voz activa na sociedade.

 Nesta VII edição, o concurso distinguiu 10 alunos em várias categorias: poesia, fotografia, reportagem, ilustração, investigação histórica, vídeo, conto a três mãos e, a mais nova categoria - podcast.

Vera Borges, Margarida Ferreira e Matilde Brazão foram as três vencedoras na categoria 'Conto a Três Mãos'. Nesta categoria, os alunos tiveram de escrever um conto sendo que este foi dividido em três partes e cada aluno teve de continuar o que já tinha sido escrito por outro.

A aluna Vera Borges, da EBS Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, do Porto Santo, considerou a tarefa complicada, porque é "difícil compreender o pensamento dos outros", mas vencer este prémio foi positivo porque "promove a literatura e a escrita para os jovens".

Já a Margarida, da EBS D.ª Lucinda Andrade, de São Vicente, considerou difícil, porque "cada um tem o seu tipo de escrita". Não estava à espera de vencer, mas acredita que foi uma "boa experiência".

Na categoria 'Poesia', a grande vencedora foi a aluna do Porto Santo, Leonor Mendonça, da EBS Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco. Sempre utilizou a poesia para se expressar porque sentia a "necessidade de encontrar um escape". 

Acredita que para escrever uma poesia é necessário "criatividade, pensar e fazer uma introspectiva da vida e do mundo em que vivemos". 

Vencer nesta categoria foi para si, importante porque conseguiu "desenvolver uma coisa que se destacou". 

"Estavam à espera de ganhar?", a resposta a esta questão feita pelo DIÁRIO, às quatro vencedoras da categoria 'Vídeo', foi respondida numa só voz: "Sim!".

Ana Vieira, Beatriz Pinto, Carlota Silva, Margarida Costa, da Escola Secundária Francisco Franco, realizaram um vídeo sobre a Associação Criamar. Afirmaram ter dito muito trabalho e que "deram bastante" para que o vídeo fosse concluído. "É sempre bom ganhar o primeiro prémio", afirmaram.

Na nova categoria, deste ano, o 'Podcast', a grande vencedora foi a aluna Fátima Piquita, da EBS da Ponta do Sol. Com três episódios, o podcast 'O Antes e Pós pandemia' abordou temas como a desigualdade de género, a pandemia e o vegetarianismo e veganismo.

Fátima acredita que vencer nesta categoria "representa o fruto do nosso trabalho".

Na categoria 'Ilustração', Patrícia Soares, aluna da EBS D.ª Lucinda Andrade, em São Vicente, representou uma ilha através de uma mão.

"Protecção, segurança e o conforto que eu sinto aqui” foram estas as características que tentou representar na sua ilustração. Esta não é a primeira vez que participa no 'Ponto e Vírgula', mas vencer, este ano, deixou-a "orgulhosa" de si mesma.

A representar três gerações em três fotografias, Maria Beatriz Sousa Martins, da Escola Francisco Franco, venceu na categoria 'Fotografia'. "“É uma demonstração que consegui transmitir aquilo que queria e os júris gostaram daquilo que eu fiz”, afirma.

Na melhor 'Reportagem', Maria Inês Simões, da Escola Francisco Franco, tentou basear-se na sustentabilidade para vencer nesta categoria.

"É um reconhecimento do meu trabalho e deu-me um enorme prazer fazê-lo”, disse.

Por fim, na categoria 'Investigação Histórica', o prémio seguiu para o Porto Santo - EBS Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco - para a aluna Mara Ferreira, do 12.º ano.

Investigou sobre a rua mais antiga da Ilha Dourada, a Rua da Doca.

“Fiquei orgulhosa. É bom salientar as coisas do Porto Santo e esta investigação histórica permitiu-me saber muito coisa sobre aquela rua que eu não fazia ideia”.

Este ano, o 'Ponto e Vírgula' recebeu 140 participações e contou com 22 jurados.