Madeira

Madeira será a primeira região do país com cobertura total 5G

None Ver Galeria

Em finais de Junho todos os concelhos da região já vão ter cobertura 5G, por parte da NOS Madeira

Em finais de Junho, a Madeira terá finalizada a sua cobertura de 5G em todos os concelhos, tornando-se assim na primeira região do país com a cobertura total desta banda larga de quinta geração, por parte da NOS. 

“A NOS está a lançar a toda força o 5G aqui e estamos a fazer tudo para que a Madeira fique coberta até ao final do primeiro semestre, este é o nosso objectivo”, frisou Ricardo Cardoso, director-geral da NOS Madeira, sublinhando que a Região encontra-se assim na “vanguarda” das telecomunicações nacionais.

O director-geral destacou ainda quais vão ser as principais potencialidades que o 5G vai trazer para a Região. “A grande vantagem será permitir funcionalidades em que as latências e as velocidades são fundamentais. Os utilizadores vão sentir uma velocidade maior, como também tudo o que está volta das tecnologias assentes no 5G vão ser potenciadas, facilitando assim a vida dos utilizadores”, explicou à margem do open day sobre experiências imersivas de realidade virtual e realidade aumentada, promovido pela NOS Madeira, em parceria com a empresa tecnológica madeirense, Dimmersions. Nestas experiências tecnológicas, que estão abertas ao público até às 19 horas, no piso 1 do centro comercial La Vie, estão a ser apresentadas formas como os sectores do comércio, imobiliário e turístico podem beneficiar com a realidade virtual e aumentada.

Por seu turno, o secretário regional da Economia, Rui Barreto, garantiu que o Governo Regional da Madeira vai investir cerca de 115 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na área digital, confirmando assim a notícia avançada pelo DIÁRIO na sua edição impressa de 11 de Maio.

“São cerca de 115 milhões de euros na área digital e muitas dessas verbas será também para projectos na área da saúde, nomeadamente no novo hospital Universitário da Madeira”, afirmou.

Dando o exemplo do projecto H-INNOVA, que é uma parceria  da saúde com a economia, o secretário afirmou que o Governo quer “estar com as melhores” universidades e centros de investigação para também poder “atrair e poder aprender com eles” para assim ajudar as empresas regionais a desenvolverem a sua actividade e estarem na dianteira no mundo da tecnologia.

Nós temos sofrido com a nossa condição insular ultraperiférica e da nossa descontinuidade territorial e com as empresas tecnológicas essa diferença é completamente esbatida 

Actualmente, encontram-se instaladas mais de 332 empresas tecnológicas na Madeira e que empregam cerca de 1.600 pessoas, facturando mais de 300 milhões de euros.