Madeira

"Este é um dia importante para a Região, para a comunidade científica, mas também para o país"

Hoje, no Museu da Electricidade - Casa da Luz, foi celebrado um protocolo de cooperação entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a EMACOM

None

Foi hoje celebrado um protocolo de cooperação entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a EMACOM, que visa promover a utilização de fibra óptica para fins de investigação, nomeadamente nas áreas da sismologia, da vulcanologia, da ecologia marinha e das condições oceânicas.

O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, disse que "através deste protocolo a EMACOM compromete-se a ceder os direitos de utilização da fibra óptica para todo o equipamento de suporte às experiências científicas a realizar no âmbito do projecto e da sua ligação à Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, cuja gestão e operação ficará a cargo da FCT, através da sua unidade de Computação Científica Nacional (FCCN)".

Por outro lado, a Fundação para a Ciência e Tecnologia junta ainda a esta responsabilidade o compromisso de assegurar o acesso ao GeoLab, por parte da comunidade de investigação e ensino, numa parceria que pretende aproveitar as potencialidades humanas e tecnológicas, através da partilha de recursos tecnológicos nas áreas da investigação e conetividade, nomeadamente através do recurso ao sistema do cabo submarino". Pedro Fino

Na oportunidade, o governante recordou que, em 2018, "a Região, através da EEM e EMACOM, contratualizou com o Grupo ELLALINK, uma derivação do cabo de fibra óptica até à Madeira, constituindo esta uma nova ligação submarina ao continente português".

Essa ligação ficou concluída em 2021 e correspondeu a um investimento do Governo Regional de 15 milhões de euros. Com a celebração deste protocolo, o Governo Regional começa a ver materializado um dos seus objectivos, de criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de um HUB tecnológico de investigação e inovação, atraindo empresas estrangeiras para a nossa Região". Pedro Fino

O secretário destacou ainda que "a derivação efectuada para a Madeira, através do Cabo ELLALINK, está dotada de uma fibra óptica, para além de garantir uma interconexão digital que responde às preocupações do sector empresarial e da população em geral, que irão dispor de mais e melhores serviços, a preços mais baixos".

"Permite também a sensorização para a deteção sísmica, ambiental e monitorização e controlo da atividade submarina, sendo que esta informação recolhida é de extrema relevância para a comunidade científica/investigação nacional e internacional", sustentou.

Tendo isto em conta, referiu que "este é um dia importante para a Região, para a comunidade científica, mas também para o país".

O presente protocolo e a consequente materialização do GeoLab abre uma série de perspectivas novas, no que diz respeito ao conhecimento e gestão da plataforma e projecção atlântica do País. Perspectivas que vão do conhecimento à economia, da segurança à defesa do nosso património comum. Sem esquecer que será mais um instrumento de mitigação dos constrangimentos decorrentes da nossa condição insular". Pedro Fino

Por fim, disse esperar que este protocolo permita "a criação de um hub científico e tecnológico que contribua para a sustentabilidade do nosso processo de desenvolvimento".