Artigos

Obrigado madeirenses

Obrigado Sr. Presidente do GR por não encontrar dívidas nem ocultações nas IPSS na Madeira

Pecador me confesso por também fazer parte da família política, só que uns fazem-no por dever de cidadania, responsabilidade e amor à causa, outros para elevarem o ego e amor ao dinheiro à custa de uma causa nobre mas que alguns, aviltantemente, denigrem. Os cidadãos já estão fartos - daí a elevada abstenção nas urnas - de tanta hipocrisia, tanta mentira, tanto cinismo e sobretudo tanta baixeza moral. Os casos são muitos e alguns protagonistas são exímios contorcionistas por tanto dobrarem a coluna vertebral em nome da suprema causa do tacho. Vale a demagogia e mentira até chegarem ao “pódio” depois... depois a falta de vergonha faz o resto.

Enquanto há dinheiro para combustível, circulamos pelas estradas da Madeira e deparamo-nos com cartazes enormes com o seguinte slogan “Obrigado madeirenses” e interrogamo-nos, obrigado porquê? Pela superior parolice, em democracia, de mantermos o mesmo partido no poder há 46 anos o que, por si só, indicia uma pobre democracia? Por continuarmos a ser uma região com maior índice de pobreza que nos mostra que temos um Governo caduco e sem ideias inovadoras? Por nos encherem o olho com obras inúteis cujo expoente máximo de mal governar é o projeto de 40 milhões jogados, literalmente, ao mar das algas do Porto Santo e mais quase 200 milhões na Marina do Lugar de Baixo? Por um criminoso esbanjamento de milhões dos insuportáveis impostos que nos fazem falta para manter uma vida digna?

Pelos desvarios e perseguições políticas quando as autarquias não são da cor do Governo, cujo exemplo flagrante quando o PSD-M arrasou a Câmara de Santa Cruz por decretar um euro por dormida aos turistas, ou ainda, quando a “Coligação Confiança” era poder na CMF e apresentou projeto na Assembleia Municipal para uma eco-taxa turistica de um euro sobre as dormidas e essa taxa foi sistematicamente chumbada na AM pelos deputados do PSD-M para agora a “Coligação Funchal Sempre à frente” e Governo implementar taxas sobre dormidas, trilhos, levadas, Cabo Girão e viveiros de trutas? Agora já não é prejudicial ao nosso turismo? Quanta hipocrisia! Era só o que faltava terem o descaramento de cobrar tais entradas aos madeirenses esquecendo que essas veredas, levadas, Cabo Girão e outros foram construídos com dinheiro dos nossos impostos, logo não é justo que paguemos duas vezes.

Obrigado ainda pelos deputados do PSD-M na AM votarem, persistentemente, durante dois anos consecutivos pela extinção da empresa Frente Mar Funchal alegando a inoperacionalidade por prejuízo acumulados durante três anos consecutivos. Mas agora com a maioria psd-m, a injetar 580 mil euros nessa empresa, já não há lei que obrigue a sua inviabilidade? Como resolveram o problema da alta corrupção que alegavam ali existir?

Obrigado madeirenses pela especulação que o Governo finge não ver sobre o pescado que apesar das 900 T de capturas do atum, muito superiores aos anos transatos - não é importado da Rússia nem da Ucrânia - os preços no mercado, estão mais elevados e proibitivo para a maioria dos bolsos da população. Os madeirenses agradecem.

Obrigado por os preços no super mercado subirem 10% e os salários dos trabalhadores e reformados não conseguirem acompanhar tamanha inflação, nem com a subida do salário mínimo. Obrigado ao sr. Governo por não baixar as taxas sobre os combustíveis, chegando ao paradoxo de sair mais barato atestar o depósito com cerveja do que gasolina. O nosso país é “beneficiário líquido da guerra” na Ucrânia, todavia continua a acentuar-se a décalage entre o poder de compra e o real custo de vida.

Obrigado Sr. Presidente do GR por não encontrar dívidas nem ocultações nas IPSS na Madeira. As transferências dos 65 milhões entre 2016 e 2018 feitas sem controlo é absolutamente normal, assim como as transferências de milhões para as “casas do povo” que, estranhamente, parece não passar pelo crivo do Tribunal de Contas. Obrigado madeirenses por continuarem, mudos, cegos e surdos. Já que estamos a falar em governantes incompetentes a suprema estupidez vai para Vladimir Putin que desencadeou uma guerra estúpida contra a Ucrânia sacrificando milhares de vidas e milhões em bens para evitar que esta entrasse na NATO, conseguiu, agora, unir o mundo contra ele e apressar a entrada da Suécia e da Finlândia, até agora, países neutros. Nem percebeu que mesmo conquistando a Ucrânia iria acicatar o ódio e fomentar a guerra de guerrilha entre os países do Báltico que acabaria com o sossego nas fronteiras do seu país. Perderá, ainda, a guerra económica uma vez que a Europa está a apressar as energias alternativas para não depender do petróleo e gás, principais fontes de receita da Federação Russa. Há governantes burros, não há?