Madeira

Futuro de trabalhadores da Fábrica de Algas questionado por JPP

None
Foto: DR

O Juntos Pelo Povo (JPP) esteve hoje no Porto Santo para visitar o local onde está implementada a Fábrica de Algas.

Rafael Nunes, vice-presidente do grupo parlamentar e porta-voz da iniciativa, referiu a “revolta e o protesto da população que continua à espera que o Governo Regional (GR) venha a público esclarecer o porquê de 14 anos depois, ter tomado a decisão de abandonar este projeto”.

“Para além das dezenas de milhões de euros sem qualquer retorno, temos 45 trabalhadores que não fazem ideia do que será o seu futuro a partir do mês de setembro”, acrescentou o deputado.

"O que acontecerá a estes 45 trabalhadores bem como às dezenas de famílias que dependem desta Fábrica e que, neste momento, não sabem de absolutamente nada e vivem momentos de angústia e de apreensão quanto ao futuro”, questionou.

O JPP afirma que esta situação é "lamentável": "Temos de lamentar a cobardia politica de um Governo Regional que não dá a cara para esclarecer o que aconteceu e como é que se resolverá a situação destes trabalhadores. É de lamentar a inércia do deputado do PSD, eleito pelo Porto Santo, que nada refere ao Povo desta Ilha, que nada refere aos seus conterrâneos e que prefere acompanhar o silêncio cúmplice do seu Governo Regional”, disse Rafael Nunes.

Apontando a "gravidade" desta situação, o partido lembra o valor em causa deste projecto que daria para pagar "mais de 10% do Novo Hospital da Madeira ou pagar um Ferry, entre a Madeira, o Porto Santo e o Continente Português, durante 15 anos!”.

“É de lamentar, de facto, que ninguém esclareça os contribuintes sobre quem irá pagar este investimento de 45 milhões de euros. Esta é uma completa irresponsabilidade de quem gere fundos públicos e é necessário reforçar o desafio ao Governo Regional para vir a público esclarecer a população sobre quem será responsabilizado por mais este negócio ruinoso para a Região”, conclui o vice-presidente do grupo parlamentar.