Madeira

2.ª edição da Semana Quinhentista na Escola do Porto Santo

None

Começou hoje a 2.ª edição da Semana Quinhentista, actividade de recreação histórica do quotidiano medieval realizada pela Escola Francisco de Freitas Branco.

O evento desenrola-se nos jardins deste estabelecimento de ensino. entre os dias 2 e 6 de Maio. A palestra de hoje, denominada "Quotidiano Quinhentista", será proferida pelo arqueólogo madeirense Élvio Sousa.

Entre os dias 2 e 5 de Maio, as actividades decorrerão durante o dia e são destinadas aos alunos dos diferentes estabelecimentos de ensino da ilha. 

No dia 6 de Maio, sexta-feira, dia da Ceia Quinhentista, as actividades iniciam-se às 19 horas e estão abertas a toda a comunidade. Nesse dia, o mais preenchido do evento, haverá um desfile de figurantes, a encenação da peça de teatro 'Auto da Índia', danças africanas e de época, jogos tradicionais, contos, viagem dos sentidos e a declamação do poema 'Nau Catrineta'. 

Não faltarão também as barraquinhas de comes-e-bebes e um mercadinho. 

Além de traje de época ou de adereços medievais, para criar um ambiente de verdadeira recreação histórica, a organização do certame pretende uma festa ecológica e, por isso, solicita que os convivas tragam o seu próprio copo e talher.   

É através do trabalho desenvolvido ao longo do ano pelos vários projectos de complemento curricular da escola porto-santense, como o Clube de Tiro com Arco, a Fábrica Colombo, a Oficina 1418 e o Clube de Teatro, entre outros colaboradores, que este evento ganhou corpo. A Câmara Municipal, o Governo Regional e a Confraria do Senhor Santíssimo Sacramento são as instituições que o apoiam.