Madeira

Dia Internacional da Luz assinala aliança macaronésica para reduzir poluição luminosa

Foto DR/Tiago Dias
Foto DR/Tiago Dias

"Por uma noite com mais vida" é o mote do novo projecto de conservação da natureza, o LIFE Natura@night, que será apresentado no Dia Internacional da Luz, 16 de Maio, segunda-feira, às 14 horas, no auditório do Museu da Eletricidade – Casa da Luz.

O evento contará com a presença da presidente da Direção Nacional da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e com representantes do Governo Regional.

Baseado na ideia de que "cada residente na Madeira, Açores e Canárias paga cerca de 30€ por ano em luz não utilizada, segundo as estimativas" e, portanto, "é um problema que nos afecta a todos", uma vez que "tem impacto financeiro, mas também na nossa saúde e ameaça espécies mesmo em áreas protegidas, fora dos ambientes urbanos", diz Cátia Gouveia, coordenadora do projecto e da SPEA Madeira. "Necessitamos envolver decisores políticos, biólogos, astrónomos e todos os cidadãos na redução desta ameaça, e essa é uma das mais-valias deste projecto: o vasto leque de parceiros empenhados em reduzir a poluição luminosa", defende.

A SPEA está "há mais de uma década dedicada à redução do impacte da luz na biodiversidade", sendo que "lança agora um inovador e ambicioso projecto, em parceria com doze entidades da Madeira, Açores e Canárias. Mapear e reduzir a poluição luminosa em 27 áreas protegidas da Macaronésia, travar a perda de biodiversidade em 150.000 hectares e contribuir para a regulamentação da iluminação são alguns dos objetivos do LIFE Natura@night, que pretende aliar a sustentabilidade energética, a poupança financeira e a conservação da biodiversidade", pode ler-se num comunicado divulgado esta quinta-feira.

E acrescenta: "As soluções passam não só por desligar luzes desnecessárias, mas também por garantir que os candeeiros projectam a iluminação para onde ela é necessária, evitando que a luz se dissipe. O projeto LIFE Natura@night – Redução e Mitigação do Impacte da Poluição Luminosa em áreas de Rede Natura 2000 da Macaronésia, decorrerá ao longo dos próximos quatro anos, e conta com parceiros ao nível das autarquias locais, instituições de investigação, governos regionais, organizações sem fins lucrativos e empresas."

"O investimento deste projecto trará benefícios para espécies e habitats ameaçados, mas também para a população local e contribuirá para o combate às alterações climáticas", acredita a coordenadora da SPEA Madeira. "Estamos perante um amplo e ambicioso projecto, mas munidos de uma forte e motivada aliança de parceiros que tudo fará para rumar ao encontro das diversas políticas europeias que visam proteger a biodiversidade, aumentar a eficiência energética e envolver os cidadãos de forma activa em mudanças ambientais”, salienta Cátia Gouveia.

Em listagem, o projeto LIFE Natura@night, que é cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, coordenado pela SPEA, tem como parceiros as seguintes entidades: Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Câmara Municipal do Funchal, Câmara Municipal de Santa Cruz, Câmara Municipal de Machico, Câmara Municipal de Santana, Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Direção Regional dos Assuntos do Mar, Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, o Instituto de Astrofísica de Canárias, o Instituto Tecnológico de Canárias, a Fluxo de Luz e a Sociedade Espanhola de Ornitologia.