Madeira

“Quem recebe subsídios de desemprego ou RSI, podendo trabalhar, têm que aceitar trabalho”, diz Chega-Madeira

None

Através de comunicado, o Chega-Madeira veio hoje defender que “são necessárias regras que prevejam que quem recebe subsídios de desemprego ou RSI, podendo trabalhar, têm que aceitar trabalho ou serviço comunitário, desde que tenham qualificações para o efeito, de modo a compensar aquilo que usufruem pago pelo Estado”.

De acordo com o partido, isso seria benéfico para criar “as condições para salvaguardar e incentivar, os pequenos e médios empresários, investidores e trabalhadores”, bem como para “evitar prejudicar ou desincentivar todos aqueles que trabalham e se esforçam para ter uma vida digna melhor”.

O vencimento e a função a desempenhar têm que ser proporcionais ao empenho, habilitações e produtividade do trabalhador, nas empresas e no Estado, acabando com a actual política laboral desequilibrada, que penaliza e desincentiva quem mais se esforça e trabalha, não se vislumbrando qualquer tipo de solução a adoptar, tanto pelo Governo da República, como pelo Governo Regional da Madeira

O partido liderado por André Ventura, fazendo referência ao caso específico da Região, onde o turismo é a maior indústria, afirma que “a sazonalidade também implica uma política de contratação de trabalhadores de forma selectiva”.

 Não podemos continuar a ser o país onde quem se sacrifica a trabalhar, sustenta injustamente quem nada faz, por opção própria, encostado ao sistema. É ver esplanadas e cafés cheios de gente que recebe o RSI e nada produz, mas recebem o fruto de quem se sacrifica a trabalhar