Madeira

Madeira volta a ser a região com a mais alta taxa de desemprego em Portugal

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A taxa de desemprego na Madeira no 1.º trimestre de 2022 voltou a aumentar, colocando a Região no topo da tabela das sete regiões NUTS II portuguesas, com 7,5% de desempregados.

Além deste indicador que se agravou face ao trimestre anterior (+0,9 pontos percentuais e a maior variação trimestral), a Madeira que no 4.º trimestre de 2021 estava com uma taxa de desemprego inferior aos Açores (8,2%), ao Algarve (6,9%) e à Área Metropolitana de Lisboa (6,7%), na altura situada nos 6,6%, nos primeiros três meses do ano só foi acompanhada por Algarve e AM Lisboa (ambos com +0,1 pontos percentuais) na variação percentual em crescendo. O maior decréscimo ocorreu na Região Autónoma dos Açores (1,6 pontos percentuais).

Assim, não só a Madeira manteve-se com uma taxa de desemprego acima da média nacional, que no 4.º trimestre de 2021 era 6,3%, agora no 1.º trimestre de 2022 distanciou-se ainda mais, pois a média do país caiu 0,4 pontos percentuais para 5,9%.

Segundo as contas divulgadas esta manhã pelo INE, "na comparação homóloga, a taxa de desemprego diminuiu em todas as regiões NUTS II, destacando-se o decréscimo no Algarve (3,2 p.p.)", sendo que a Madeira apresenta a segunda maior variação, -2,1 pontos percentuais.