Madeira

Observatório Oceânico da Madeira organiza encontro escolar regional de robótica submarina

None

Na próxima quarta-feira, 18 de Maio, entre as 9h00 e as 12h30, o Observatório Oceânico da Madeira/ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, vai realizar um encontro escolar regional do projecto 'ROV4ALL – Construção de robôs submarinos em contexto escolar', no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, na Penteada.  

Alunos do 9.º e 12.º ano, de cerca de 50 escolas dos Açores, Algarve, Madeira e Lisboa, nos últimos dois anos, construíram robôs submarinos a partir de um kit desenvolvido para o efeito e, agora, vão apresentar, testar e partilhar as experiências sobre o trabalho desenvolvido.

Na Madeira, as escolas que implementaram o 'ROV4ALL' foram: Colégio Santa Teresinha, a Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, a Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade, a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, a Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, a Escola Secundária de Francisco Franco, o Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira e os Salesianos do Funchal.

O encontro vai contar com a presença de cerca de 90 alunos e professores.

"O ROV4ALL (ref: FA_06_2017_047) é um projecto de literacia do oceano que pretende motivar e despertar o interesse dos alunos para as ciências e tecnologias marinhas através da construção de pequenos ROVs (do inglês, Remotely Operated Vechicle. Este tipo de veículos permite o estudo e a exploração do fundo do mar e de estruturas submersas e são usados tanto na investigação científica como em operações militares, de segurança e na exploração petrolífera". ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação

Financiado pelo Fundo Azul da Direção-Geral de Política do Mar, etse projecto tem como promotor a ARDITI e como parceiros o Instituto do Mar e da Atmosfera, o Observatório do Mar dos Açores, o Centro Ciência Viva Tavira, o Instituto para a Qualificação IP-RAM, o Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico e o Instituto do Mar. Tem ainda a colaboração da Escola Secundária de Francisco Franco.