Madeira

Mães emigrantes da Venezuela, África do Sul e Ucrânia homenageadas pelo PSD

None Ver Galeria

O PSD organizou, esta tarde, no Jardim da Madalena (Santo António, a Festa em Homenagem às Mães Emigrantes. O evento juntou as comunidades da Venezuela, África do Sul e Ucrânia num convívio, que contou com animação mas também com testemunhos de vida. A presidente da Associação de Ucranianos na Madeira, Valentina Chan, e Karla Rodrigues, venezuelana e empresária, relataram as dificuldades e as compensações que viveram quando escolheram deixar os seus países e se mudaram para o nosso arquipélago.

 “É difícil deixar tudo para trás, mas é, igualmente, importante e reconfortante saber que existem zonas que se afirmam como verdadeiros portos de abrigo, como é o caso da Madeira, que é um exemplo no acolhimento e na integração social”, declarou o coordenador do Núcleo de Emigrantes do PSD-Madeira, Carlos Fernandes, citado numa nota de imprensa do partido. No entender do mesmo porta-voz, os testemunhos das emigrantes “são a prova de que somos uma terra onde as pessoas continuam a apostar e a acreditar”.

A secretária regional da Inclusão e Cidadania, Rita Andrade, deixou uma palavra especial às mães emigrantes e destacou a importância das nossas comunidades. Dirigindo-se às emigrantes, assegurou que a postura do Governo Regional será sempre a mesma: “Acolher, abraçar e integrar, até porque o vosso sucesso é o nosso sucesso”. Rita Andrade vincou que todos aqueles que regressam à Região, independentemente das comunidades que representam, são uma mais-valia para a sociedade madeirense e para a sua evolução.

O secretário-geral do PSD, José Prada, o director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, e a presidente do Instituto da Segurança Social da Madeira, Micaela Freitas, marcaram presença na iniciativa.