Madeira

É "urgente" reforçar o número de médicos

None

Durante a apresentação da 32.ª edição das Jornadas de Medicina Familiar da Madeira e Continente, o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), José Manuel Rodrigues, destacou a importância de aquisição de mais médicos de família.

"Urgência em aumentar o número de médicos de família dotando cada pessoa de um clínico geral que a possa ajudar nas diversas fases da sua vida, numa medicina preventiva que promove estilos de vida saudáveis, evita doenças e consegue detectar precocemente algumas patologias". José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

Aproveitou o momento para destacar que mesmo com os passos dados nas últimas décadas no país é necessário existir literacia da saúde, afirmando que os cidadãos devem estar cientes que os seus hábitos de vida influenciam a sua saúde.

"O cidadão tem de ter a plena consciência de que o seu estilo de vida, os seus hábitos e os seus comportamentos dependem, em grande parte, a sua saúde. E têm de saber também que os seus erros, as suas omissões custam dinheiro aos impostos de todos nós", mencionou o presidente da ALM.

Constatou igualmente a necessidade em reforçar os cuidados primários de saúde, dotando os centros "de outras condições e meios, por forma que, a porta de entrada, nos serviços de saúde, deixe de ser a urgência hospitalar, situação que satura as equipas, os profissionais e as estruturas, para além de acarretar elevados encargos orçamentais". 

Saudou todos os presentes, em particular todos os médicos do continente e a médica dos Açores que se deslocaram à Madeira para estas jornadas.  Agradeceu o convite para a sua presença afirmando que é "com muito orgulho" que se encontra neste evento de medicina.

"Quero agradecer a todos vós em nome do povo que o parlamento representa todo o trabalho que realizaram em prol da saúde pública, nestes tempos difíceis de pandemia, com prejuízo das vossas vidas pessoas. Nunca o esqueceremos".

Estas jornadas voltam passados três anos de pandemia, o que para Herberto Jesus, director regional de Saúde, “é muito importante” por três motivos.

“Primeiro motivo é que parece que voltamos a viver e isto é importante voltar a viver para sermos um pouco mais felizes do que somos. É importante também promover, através desta formação, a aproximação de todos nós. Quando nós olhamos para um sistema de saúde (…) somos todos nós. (…) Todos trabalhamos para um bem comum e para a mesma coisa: criar valor ao cidadão”. Herberto Jesus, director regional de Saúde.

Estas jornadas de medicina são as mais antigas do país o que demonstram “um grande interesse na Região em continuar a fazer algo que nos modifique”.

“Todos nós pretendemos, na vida, ter cuidados de saúde integrados, mas não podemos pensar o sistema de saúde como uma parte hospitalar e uma parte centro de saúde, isto não existe. Tudo o que fazemos em um lado tem repercussões no outro lado. Temos de assumir uma coisa que é muito importante: o sistema é uno”. Herberto Jesus.

A capacitação de recursos humanos “é muito importante para o nosso futuro”, afirma o director regional de Saúde.

“A Região apesar de ser uma região ultraperiférica nunca esteve distante do mundo e esta necessidade de querermos crescer e de dotar todos os nossos profissionais de todos os conhecimentos dignos possíveis é muito importante”, conclui.