Madeira

"A economia circular é para todos"

Através do projecto 'CIRCLEFLY' a hotelaria pretende encontrar formas de poupança para "ter um turismo sustentável", explica Roland Bachmeier, presidente da mesa da ACIF

None

" A hotelaria está a começar a trabalhar na sustentabilidade e a maioria já está" a desenvolver projectos que envolvem a agricultura, turismo e gastronomia.

A utilização de "fertilizantes naturais sem químicos e o lixo orgânico que pode voltar outra vez para a terra", são exemplos que o presidente da Mesa de Hotelaria da ACIF enumera. A terra quando é biológica "consegue absorver muito mais CO2 do que antes", explica.

Os turistas valorizam esta mudança ecológica. "Por causa da guerra e dos aumentos dos preços há uma tendência em quase 70-76% que procuram tudo o que é sobre a sustentabilidade", contudo este valor baixou, mas o presidente da Mesa de Hotelaria da ACIF acredita que dentro de um a dois anos esta percentagem esteja entre os "70-80%". "Nós temos de trabalhar para isto".

"Os nossos produtos têm mais saúde, são mais saudáveis e na gastronomia, a ementa é tudo de origem local".

Negócios que tenham por base a sustentabilidade são "rentáveis", esclarece, acrescentando que existem várias situações: primeiro aquilo que "está na moda",  depois a formação das pessoas para trabalhar dentro da sustentabilidade e por fim, a promoção. "Levar para a imprensa é algo que dá rentabilidade porque dá promoção,  também os nossos clientes promovem gratuitamente" destacando igualmente o trabalho realizado nas redes sociais.