A queda da Árvore

Há relativamente pouco tempo quando tinha ido visitar a capela da nossa senhora das Babosas ainda em fase de acabamento encontrei lá na zona um velho amigo que me disse o seguinte: eu tenho lido todos os artigos de opinião que você escreve , e sobretudo o que mais gostei foi a promessa que você escreveu e fala sobretudo nesta capela e no milagre de nossa senhora , também diz que enquanto nossa senhora não tiver a sua casa ou a promessa de a ter que não haverá sossego no monte, será que é a santa que está a fazer isto tudo? Respondi: meu amigo os santos só fazem o bem não o mal, e o que aconteceu não foi obra deles, se você ler com atenção vai ver que está tudo explicado, alguém se comprometeu a construir a capela e nesse caso foi o governo, então tudo passou no monte e voltou tudo a normalidade, é incrivel mas é verdade... e se perdura até hoje.

E diz ele: mas o que eu nunca li foi qualquer artigo seu sobre a queda da arvore, respondi: bem na realidade e após uma semana eu desloquei-me à zona do Monte, para sair e sentir-me melhor, e é assim que costumo fazer, no entanto escrevi o meu artigo de opinião mas guardei na gaveta e nunca o divulguei devido estar a correr processos nos tribunais e eu não queria interferir com opiniões, mesmo sendo artigos de opinião.

As vezes a sua versão muda a história das coisas, no entanto agora posso explicar, a minha opinião é só uma opinião e não passa disso. Na minha maneira de ver, a árvore caiu pois as suas raízes já não têm apoio no solo, e repare, eu há muitos anos atrás fui ao monte com um familiar que ia pagar uma promessa, e senti que ao subir do largo da fonte para a igreja, tropecei em várias raízes de árvores que está em cima da terra, o meu familiar disse isso acontece quando as árvores não tem fundação de terra para se segurarem, por algum impedimento as raízes estão fora porque por baixo delas encontram rocha e nesse caso vivem agarradas á rocha, árvores com mais 30 metros de altura ainda por cima plantadas num barranco é caso para pensar e preocupar e se caiu uma poderão cair mais. Eu quando fui ao monte logo após a queda, verifiquei que a escadarias já não estavam tão alinhadas como anteriormente, tinha fendas e rachaduras dando ideia que ali tinha acontecido um tremor de terra, nem a igreja escapou pois foi o seu telhado correu sérios riscos e ainda não se sabe se foi tudo reparado.

Muitos atribuíram ao barulho, outros aos foguetes, nem um nem outro é certo porque o barulho rebenta a mais de 30 metros de alto e não poderia causar tanto estrago, na minha maneira de ver só me resta uma opinião: todos os estragos foram provocados pelas máquinas de partir pedra que por lá andaram, reparem essas máquinas são muito boas mas se não forem bem manuseadas com cuidado o assunto é serio, provoca um pequeno sismo no solo, enquanto o sismo dá e passa, as máquinas ficavam a trabalhar o dia todo, será que não foi isso? Foram duas máquinas e toda a área tremia e lembrem-se quando o Sá começou em Machico a fazer o supermercado também usou máquinas dessas e reparem que todas as casas perto dali ficaram com fendas e rachaduras, também o mesmo aconteceu logo após o 20 fevereiro quando uma máquina dessas foi colocada dentro do ribeiro no galeão mas essa era de grande dimensão, resultado, rachaduras, chão levantado e ainda hoje lá está e pode ser visto ( nunca foi arranjado).

Será que a minha versão e este artigo de opinião estão errados, mesmo que estejam não retiro nem uma virgula então o tempo o dirá..

Juvenal Fernandes Silva