A Guerra Mundo

Militares russos matam a tiro menina ucraniana de 10 anos

Anastasia Soluk, 10 anos, foi assassinada, em casa, no dia 28 de Fevereiro.
Anastasia Soluk, 10 anos, foi assassinada, em casa, no dia 28 de Fevereiro., Foto DR

Um grupo de soldados russos alcoolizados matou a tiro Anastasia Stoluk, uma menina de 10 anos, que estava em casa, na localidade de Shybene, nos arredores de Kiev, na Ucrânia. Os factos terão ocorrido a 28 de Fevereiro último, segundo uma notícia avançada pelo 'The Times'.

De acordo com uma prima da vítima, citada pelo jornal britânico, os militares começaram "a disparar para todo o lado" depois de um rapaz ucraniano ter efetuado um disparo para o ar.

"Os russos roubaram todas as lojas e beberam muito álcool. Depois, já bêbedos, começaram a disparar. Diz-se que já estão cansados e entediados, então disparam para todo o lado. Neste caso, houve um rapaz [ucraniano] que disparou para o ar. Eles ouviram, mas como estavam alcoolizados, não sabiam de onde vinham, e dispararam tiros em todas as direcções", conta Anya, prima da menina que acabou por ser atingida.

"Eles dispararam contra várias casas. Numa delas estava a nossa Anastasia. Estava com um tio e morreu imediatamente. O tio que estava com ela foi levado ao hospital, mas não sabemos mais nada dele", lamentou.

Ainda de acordo com o 'The Times', a família de Anastasia terá sido impedida pelos soldados de levar o corpo da menina para o cemitério local, vendo-se obrigada a enterrá-la no próprio quintal.

De acordo com dados das Nações Unidas, desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, pelo menos 406 civis foram mortos e 801 ficaram feridos desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia. Os números são semelhantes aos contabilizados por Kiev, que indica 38 crianças entre as vítimas mortais.