A Guerra Mundo

Nobel da Paz e líder de movimento antiarmas nucleares acusa Putin de chantagem

Foto DR/www.wagingpeace.org
Foto DR/www.wagingpeace.org

A líder da Campanha Internacional para Abolir as Armas Nucleares (ICAN), vencedora do Prémio Nobel da Paz em 2017, acusou o Presidente russo de "chantagem nuclear" para impedir que o mundo ajude a Ucrânia.

Este é um ato "extremamente perigoso", denunciou na terça-feira Beatrice Fihn. "Penso que este é um dos momentos mais assustadores em termos de armas nucleares", acrescentou, numa entrevista à agência de notícias France-Presse..

Para a sueca de 40 anos, o nível de ameaça nuclear nunca foi tão elevado e admitiu que "é incrivelmente preocupante e pesado".

Poucos dias após a entrada das tropas russas na Ucrânia, Vladimir Putin colocou a força nuclear estratégica da Rússia em "alerta especial", o nível mais alto.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.