A Guerra Mundo

Aviões de guerra russos atingem áreas residenciais e provocam dezenas de mortes

None
Foto EPA

As autoridades ucranianas disseram hoje que aviões de guerra russos realizaram novos ataques em áreas residenciais nas zonas leste e central da Ucrânia, matando dezenas de civis, incluindo três crianças.

Duas pessoas, incluindo uma criança de sete anos, foram mortas na cidade Chuhuiv, a leste Kharkiv, no leste da Ucrânia, na terça-feira, indicaram.

Na cidade de Malyn, na região de Zhytomyr, a oeste da capital de Kiev, pelo menos cinco pessoas, incluindo duas crianças, morreram num ataque aéreo russo.

A artilharia russa atingiu os arredores de Kiev, forçando civis a esconderem-se em abrigos, tendo o abastecimento de água, comida e energia sido cortado, disse o funcionário que coordena a operação humanitária na capital ucraniana, Yaroslav Moskalenko.

Yaroslav Moskalenko disse que o ataque tornou impossível retirar os corpos de cinco pessoas, que morreram quando a sua viatura foi alvejada em Borodianka, perto de Kiev, e os corpos de 12 pacientes de um hospital psiquiátrico local.

O coordenador disse que outros 200 pacientes ficaram presos na unidade hospitalar sem comida e medicamentos.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.