A Guerra País

Assistentes sociais criam plataforma de apoio psicossocial para refugiados

None
Foto EPA

Um grupo de assistentes sociais criou uma plataforma de apoio psicossocial paras as pessoas refugiadas vindas da Ucrânia e para os voluntários que se disponibilizaram para ajudar estas pessoas.

De acordo com a informação do comunicado enviado à agência Lusa, a plataforma integra assistentes sociais de todo o país, que intervêm nos diversos setores e instituições de áreas de atuação especializada, tais como a segurança social, saúde, educação e ensino superior, infraestruturas e habitação, justiça, autarquias, instituições sociais e empresas.

A plataforma é constituída por assistentes sociais de todo o país que se voluntariaram para apoiar as pessoas vindas da guerra na Ucrânia, "provenientes do cenário de guerra e de crise, em situação de vulnerabilidade social".

A iniciativa é justificada com o facto de "os princípios de justiça social, dos direitos humanos, da responsabilidade coletiva e do respeito pela diversidade [serem] centrais ao Serviço Social".

"Os serviços disponibilizados serão prestados por profissionais qualificados (na área do Serviço Social), e especializados no apoio psicossocial e de advocacia social, designadamente, na informação/aconselhamento sobre direitos sociais e humanos e de orientação para serviços de apoio existentes na comunidade", lê-se no comunicado.

Estão também previstos o "encaminhamento/mediação na articulação com as diversas respostas institucionais da rede social e de esclarecimento de dúvidas e dar orientações adequadas e de forma célere na procura de respostas às necessidades identificadas".

A plataforma conta já com cerca de meia centena de assistentes sociais e o atendimento e triagem das situações pode ser feito através do correio eletrónico ou da linha telefónica 919 417 575, que funciona das 10h às 18h.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.