A Guerra País

Portugal recebeu 1.528 pedidos de protecção temporária

Foto EPA/ROBERT GHEMENT
Foto EPA/ROBERT GHEMENT

Portugal recebeu desde o início da invasão russa da Ucrânia 1.528 pedidos de proteção temporária, segundo uma atualização feita hoje à Lusa pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Os dados referem-se ao período entre 24 de fevereiro e o final do dia de hoje.

Até ao final do dia de sexta-feira tinham sido registados 1.417 pedidos.

O Governo português aprovou uma resolução em que concede proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra.

Segundo a resolução, aos requerentes de proteção temporária é atribuída, de forma automática, autorização de residência por um ano, que pode ser prorrogada duas vezes por um período de seis meses.

Estes pedidos podem ser apresentados nos centros nacionais de Apoio à Integração de Migrantes e nas delegações regionais do SEF.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras disponibiliza, desde quinta-feira e em todo o país, 24 balcões de atendimento dedicados exclusivamente a cidadãos ucranianos.

O SEF passou hoje a ter no Aeroporto de Lisboa uma estrutura para registar pedidos de proteção temporária para os cidadãos ucranianos que cheguem a Portugal por via aérea.

A Rússia lançou na semana passada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional.

Segundo a Organização das Nações Unidas, os ataques já provocaram mais de 1,2 milhões de refugiados.