Madeira

Pedro Calado pede aos jovens "que cresçam e se afirmem pelo trabalho"

None

Pedro Calado pediu aos jovens social-democratas, que tomaram posse, esta noite, na estrutura concelhia da JSD Funchal, que saibam "honrar o passado com a responsabilidade de contruir um futuro melhor".

O presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) deixou ainda uma mensagem de esperança, de incentivo e também um desejo aos mais novos.

Que cresçam e se afirmem pelo trabalho, pelo exemplo e pela forma empenhada como se dedicam aos projetos. Sejam felizes e sempre muito bons naquilo que fazem. O sucesso virá por acréscimo. Pedro Calado

Perante uma plateia de várias dezenas de jovens militantes atentos, Pedro Calado alertou para a consequência de um potencial “problema demográfico e social” que poderemos vir a enfrentar, tendo em com os resultados dos últimos Censos, que apontam para a perda significativa de residentes, associada a uma baixa natalidade e a uma população cada vez mais envelhecida.

Indicadores que perspectivam grandes desafios e responsabilidades, pelo que Pedro Calado disse ser absolutamente necessário implementar políticas que atraiam os jovens “que lhes garantam condições para estudar, para trabalhar, para fixarem residência no Funchal e desenvolverem as suas capacidades cognitivas e formativas”.

Pedro Calado promete fortes apoios da CMF à juventude

No discurso da sessão de abertura da 'Conferência sobre o Futuro da Europa', que se realiza no auditório do Museu da Electricidade, Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal, afirmou que é necessário "influenciar a nossa juventude de forma a melhorar o futuro da União Europeia e a nossa vida" e, dessa forma, o governante destacou qual é a política que a autarquia do Funchal tem predestinada para ajudar a resolver o problema da “sociedade cada vez mais envelhecida e com menos jovens”.

Foi com esse propósito que disse ter assumido o pelouro da Juventude e Desporto na autarquia funchalense, propondo-se a implementar um conjunto de medidas estruturantes no seu mandato.

Desde o Orçamento Participativo Jovem, à forte aposta no apoio ao desporto, passando pela atribuição de prémios de mérito escolar, até aos apoios para as creches dos filhos de jovens casais que fixem a residência no centro do Funchal, assim como o apoio no pagamento de rendas a casais jovens até aos 38 anos, realçando ainda a realização de feiras de emprego ativas para a juventude e a criação de um gabinete na CMF para responder às dúvidas que eles possam ter ao nível da formação, de forma a melhor prepará-los e encaminhá-los para novas competências de trabalho e voluntariado.