Líder em “banho-maria”

Há uma máxima popular daquele que “não come, nem deixa os outros comer” que “assenta como uma luva” no ex-líder do Partido Socialista, que deixou a liderança após ter sido derrotado em cinco atos eleitorais seguidos.

É curioso que, logo depois das eleições, passou a “líder fantasma”, ou seja, retirou-se, praticamente, da vida política ativa, passando para segundo plano. Ficamos descansados durante várias semanas, ou até meses, sem o ver, ou ouvir.

Agora que já tem substituto - e segundo dizem vai para o Governo Central, como retribuição dos “altos serviços” prestados a António Costa - o ex-presidente do PS/M resolve aparecer - numa entrevista cómico-trágica - para dar a entender que vai continuar a mandar no partido, uma espécie de “líder em banho-maria”.

Além de todo o fogo cruzado entre algumas das figuras socialistas, logo após o seu congresso, não é que o novo líder - talvez influenciado pelo “líder em banho-maria”, resolve convidar para um seminário o “Derrotado Medina”. Não podiam ter escolhido melhor orador. Nada melhor do que um derrotado para confortar e orientar os derrotados socialistas da Madeira. Não conseguem sair da cepa torta.

Alexandra Teixeira