A Guerra Mundo

Zelensky pede protestos à escala mundial contra invasão russa

None

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou a cidadãos de todo o mundo para que saiam à rua em protesto a partir de quinta-feira, dia que marca um mês desde o início da invasão russa da Ucrânia.

"Avancem com símbolos ucranianos para defender a Ucrânia, defender a liberdade, defender a vida. Encontrem-se nas vossas praças e ruas e façam-se ouvir", realçou o chefe de Estado ucraniano através de uma mensagem de vídeo em inglês, divulgada na quarta-feira à noite.

Num discurso forte na véspera do dia que marca o primeiro mês da invasão russa, Zelensky pediu ao mundo que "se levante contra a guerra a partir de 24 de março".

"Falem. Manifestem-se no emprego, em casa, na escola e nas universidades. Manifestem-se em nome da paz", acrescentou.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 977 mortos, dos quais 81 crianças e 1.594 feridos entre a população civil, incluindo 108 menores, e provocou a fuga de mais 10 milhões de pessoas, entre as quais 3,60 milhões para os países vizinhos, indicam os mais recentes dados da ONU.

Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.