Comunidades Mundo

Governo de Maduro activa novo sistema para combater extorsão e sequestro na Venezuela

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

As autoridades venezuelanas lançaram na terça-feira um novo Sistema de Investigação, Anti Extorsão e Sequestro (SIAES), para intensificar o combate contra estes delitos no país.

"Implementámos o SIAES, uma ferramenta tecnológica concebida para registo, pesquisa, consulta e verificação de dados ligados à investigação de crimes de extorsão e rapto", anunciou o vice-presidente de Segurança Cidadão e Paz aos jornalistas.

Remígio Ceballos disse que o novo sistema integrado vai estar em rede como o Serviço Administrativo de Identificação, Migração e Estrangeiros (SAIME), o Instituto Nacional de Transporte Terrestre da Venezuela (INTT) e o Sistema Integrado de Informação Policial (SIPOL).

"Permitirá ainda a criação de uma base de dados e estatísticas consolidadas para o acompanhamento, controlo e tomada de decisões na luta contra os grupos criminosos a nível nacional", explicou.

As autoridades venezuelanas estão a avançar na aplicação do programa Grande Missão Quadrantes de Paz, que inclui o reforço dos Órgãos de Segurança Cidadã e de Investigação Criminal, a promoção da inovação e investigação científica e o desenvolvimento tecnológico para proteger a população, indicou.

A imprensa local deu conta que os sequestros estão a aumentar no país, sem apresentar um número de casos, sublinhando que muitas das vítimas evitam apresentar denúncias às autoridades e que a legislação local prevê o bloqueio das contas bancárias dos cidadãos em caso de rapto.

Em abril de 2021, o Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas (CICPC, antiga Polícia Técnica Judiciária) venezuelano alertou que 70% dos casos de sequestros registados estavam relacionados com a venda falsa de veículos.

Essa situação ocorre principalmente com o Marketplace, uma plataforma de venda de produtos através da rede social Facebook, usada para promover carros e motocicletas a baixos preços, disse o CICPC.

Uma vez efetuado o contato, os interessados são alvo de roubo de viaturas e de sequestros de poucas horas de duração, a troco de altas quantias de dinheiro, principalmente na cidade de Caracas e populações vizinhas.

Na Venezuela, a venda de viaturas entre particulares ocorre principalmente em dólares norte-americanos, em dinheiro vivo. Algumas vítimas são assassinadas uma vez concretizada a venda.

A polícia venezuelana frustrou, na terça-feira, o sequestro de um conhecido empresário, no leste de Caracas, pelas 16:00 (20:00 em Lisboa), quando três indivíduos armados entraram num escritório da Torre Ónix.

Uma testemunha alertou a polícia, que deteve um dos sequestradores.