Madeira

Jornadas de Geologia iniciam-se amanhã na Escola Padre Manuel Álvares

None

A Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava, inicia amanhã, 3 de Março, a V Edição das Jornadas de Geologia. Este evento, organizado através de uma parceria entre os docentes de Biologia e Geologia, Elisabete Ramos e José Carlos Gonçalves, e o antigo aluno, engenheiro geólogo Sandro Vicente, contará com uma sessão de palestras e três saídas de campo.

Desde 2016 que a comissão organizadora, em colaboração com várias pessoas e entidades públicas e privadas, tem dinamizado o ensino e a aprendizagem das Geociências, levando até à comunidade educativa um amplo conjunto de temáticas.

O início das jornadas, marcado para amanhã, é dedicado à componente teórica e à divulgação técnica e científica através de uma sessão de palestras que contará com a presença de três oradores.

O professor Francisco Vasconcelos, da Escola Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, divulgará a criação de 'Roteiros Geoturísticos no Concelho de Santana'. O geólogo Pedro Alves, abordará a descoberta na ilha da Madeira do novo mineral Madeiraite e a coordenadora do Núcleo de Estudos e Projectos da Associação Insular de Geografia, Ana Neves, apresentará o 'Projecto Giro – Valorização da Área Protegida do Cabo Girão!.

A sessão de encerramento contará com a intervenção do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Nascimento.

Relativamente às saídas de campo, o geólogo Sandro Vicente conduzirá, na tarde de quinta-feira, um passeio pedonal pelo Centro Histórico da Vila da Ribeira Brava, abordando a ‘geologia urbana’ da vila num conceito multidisciplinar.

No dia seguinte, 4 de Março, as actividades continuam sob a orientação do professor José Carlos Gonçalves que, conjuntamente com uma turma de geologia de 12º ano, apresentará in situ os Geossítios da Ribeira Brava, Ponta do Sol e São Vicente aos alunos do 3º ciclo.

A V edição das Jornadas de Geologia culminará com uma visita à ilha do Porto Santo onde, durante três dias, os alunos da turma de geologia de 12º ano terão a possibilidade de visitar alguns dos geossítios mais emblemáticos da Ilha Dourada.

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Brava.